Em Barra do Piraí (RJ), estudantes Seduc conquistam ouro e duas pratas na 6ª etapa da 54ª Jornada de Foguetes


Estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Darcy Ribeiro, de Bom Princípio do Piauí; do Ceti Otávio Falcão, de Porto-PI; e Ceti Adalberto Correia Lima, de Olho D'água do Piauí, conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, da 54ª Jornada de Foguetes, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

As três equipes piauienses participaram da 6ª turma a se qualificarem para a Jornada após o desempenho excepcional na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) para competirem com alunos de outros estados no Nível 4 (Ensino Médio).



Com o voo que obteve o alcance de 259.2 metros, o foguete da equipe Celestial Triad garantiu o ouro para os estudantes Francisco Davi, Luiz Fernando e Francisco Wandeson, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Darcy Ribeiro, localizado em Bom Princípio do Piauí.

A primeira medalha de prata foi conquistada pela equipe Star Fog, formada pelos estudantes Moises Freitas de Sousa, Maria Beatriz e Francisco Mateus, sob orientação do professor Nilson Marcos. A medalha dos alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Otávio Falcão veio com o lançamento do foguete construído de garrafa pet que alcançou a distância de 184,7 metros.



“A MOBFOG é muito prática porque você só precisa construir seu foguete, lançar e pode viver essa experiência incrível. Conseguimos aprender fazendo esse foguete na Jornada e trocar experiência com os outros alunos. Acredito que todos devem ter essa oportunidade, pois transforma a nossa vida”, celebrou o estudante Moisés Freitas.

De Olho D’Água do PI, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Adalberto Correia Lima, conquistaram a segunda medalha de prata.Os alunos Guilherme Emanuel, Luis Gustavo e Gabriel Carmo, sob orientação do professor Maycon Marcos, formaram a equipe Olho D’Água e lançaram o foguete construído de garrafas pet, canos de PVC, balões, vinagre e bicarbonato de sódio, alcançando 237,9 metros.

Em sua primeira participação na competição, o professor Maycon Marcos celebrou a experiência na competição. “A experiência na Jornada de Foguetes permite que o aluno desperte o gosto pela ciência. Os alunos já vêm de uma certa jornada de competições na escola então, o momento de participar da jornada nacional é enriquecedor para eles e os professores”, destacou o orientador.

A 54ª Jornada de Foguetes é um evento científico organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que reúne as três melhores equipes de cada escola participante para lançar publicamente seus foguetes.

O Piauí está representado na Jornada, ao todo, com 13 equipes totalizando 39 alunos, distribuídos em 7 turmas de lançamentos. Foram escolhidas equipes que lançaram nas classificatórias distâncias superiores a 250 metros.