CAS se torna referência na produção de conteúdo escolar em libras e formação de professores

Criado em 2006, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) chega aos 18 anos de funcionamento como referência no ensino e produção de conteúdo escolar, voltado para pessoas surdas, deficientes auditivos e estudantes diagnosticados com transtornos do espectro autista (TEA).

Após passar por uma reforma de ampliação, modernização e climatização, na qual foram investidos cerca de R$ 2 milhões, o Centro ganhou um moderno estúdio de gravação, o único do país dedicado à produção de material em Libras (Língua Brasileira de Sinais), como destaca a diretora do CAS, Rachel Pereira.

“Com essa ampliação, a gente melhora o atendimento da educação do surdo no estado do Piauí. Nós recebemos um estúdio que nos proporciona gravar conteúdos das disciplinas da escola regular para que sejam enviados às escolas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do estado e, assim, elas possam trabalhar de forma integral com os alunos surdos” destacou.

Atualmente, o espaço atende 52 alunos, a partir dos 7 anos. O Centro conta com 34 profissionais trabalhando diretamente, sendo cinco professores efetivos, 19 professores celetistas e 10 profissionais administrativos. Com a reforma, o número de alunos do Núcleo de Formação passou de 300, para 560, por semestre.

“No CAS nós ofertamos à comunidade surda uma estrutura capaz de não só alfabetizar as crianças por meio da Língua Brasileira de Sinais, mas também produzir conteúdo escolar de qualidade e que atenda as demandas desses alunos, a medida que avançam na vida escolar”, explicou o Secretário Washington Bandeira.

Professor da unidade há nove anos, Douglas é egresso da primeira turma de alunos do CAS. Para ele, acompanhar o crescimento da escola e a formação das crianças assistidas é motivo de muita alegria e orgulho.

“Aqui, eu aprendo muito, desde quando eu era adolescente e aluno da instituição. A nova estrutura nos permite atender com mais qualidade as crianças e adolescentes que estudam no AEE. Agradecemos ao governador Rafael Fonteles  e ao Secretário Washington Bandeira por investir na modernização do Centro”, celebrou Douglas.

A formação em libras, ofertada pelo CAS, é gratuita e aberta à comunidade em geral. O material produzido para AEE é distribuído para todas as escolas Seduc e materializado em formato de apostilas e vídeos.

Sobre o CAS

O CAS promove a Educação Bilíngue por meio da Formação Continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para professores das salas multifuncionais) e Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).

A unidade conta agora com salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de salas especiais para psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para núcleos de Convivência e de Apoio à Família.