Estudantes Seduc de Joaquim Pires e Batalha conquistam ouro e prata em mais uma etapa da 54ª Jornada de Foguetes

Estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Doroteu Sertão, localizado no município de Joaquim Pires, e do Ceti Conselheiro Saraiva, de Batalha, conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, da 4ª turma da 54ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 16 e 19 de setembro, no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Medalha de ouro nesta etapa, os alunos Iarley Nunes De Carvalho, Domingos Galvão Carneiro e Wesley Spindola De Lima foram orientados pelo professor Francisco das Chagas Silva. O time Titã WDI alcançou o lugar mais alto do pódio após lançar seu protótipo, feito com garrafa pet e canos de PVC, a 262 metros.

“Foi uma experiência única. Estamos muito gratos por todo o suporte dado pela Seduc, para que pudéssemos competir nacionalmente. Esperamos voltar no próximo ano e conquistar resultados ainda mais significativos. Quem sabe, competir no próximo nível”, celebrou o professor Francisco.

Representante do Ceti Conselheiro Saraiva, a equipe Sagittarius, por sua vez, ganhou a medalha de prata após lançar seu protótipo, feito com garrafa pet e canos de PVC, a 124,5 metros. O time é composto pelos estudantes Ryan Lopes Melo, João Pedro do Vale Borges e Wesley Mateus Cerqueira de Carvalho, acompanhados da professora Raiza Gomes de Sousa.

“Felizmente, conseguimos conquistar a medalha de prata. Se Deus quiser, iremos voltar no próximo ano e buscar a medalha de ouro para nossa cidade, Batalha. Gostaria de agradecer a Secretaria de Educação e a 2ª GRE (Gerência Regional de Educação) por essa oportunidade” afirmou Ryan.

A 54ª Jornada de Foguetes é um evento científico organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que reúne as três melhores equipes de cada escola participante para lançar publicamente seus foguetes, seguindo o regulamento da competição.

Ao todo, 13 equipes representam o Piauí na edição deste ano, totalizando 39 alunos distribuídos em 7 turmas de lançamentos. A MOBFOG 2024 está dividida em quatro níveis, com cada um destes exigindo especificações próprias para o lançamento dos objetos.

- Nível 1: Foguete de canudo movido por impulso de ar comprimido;

- Nível 2: Foguete de papel movido por impulso de ar comprimido;

- Nível 3: Foguete movido com água e ar comprimido;

- Nível 4: Foguete movido com vinagre e bicarbonato de sódio;

- Nível 5: Foguete de propulsão sólida.