UFPI e Seduc lançam edital com 4 mil vagas para 17 cursos EAD

Na manhã desta quinta-feira (19), o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou do lançamento do edital do vestibular do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para 2025, estão sendo ofertadas 4.350 vagas em 17 cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) distribuídos em 46 polos em todo o Piauí.

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) é parceira da Universidade nesta iniciativa que visa à democratização do acesso às universidades.  Em 2024, mais de R$ 500 mil reais foram investidos pelo órgão na manutenção dos polos de educação a distância.

Durante seu discurso, o Secretário Washington Bandeira destacou a importância da Educação Aberta e a Distância na promoção da inclusão universitária com qualidade e da transformação social através da Educação. “O Piauí é o estado do Nordeste com o maior número proporcional de pessoas com Ensino Superior e tem o terceiro maior indicador de Estudantes matriculados em universidades públicas. É uma marca muito especial e a Educação Aberta e a Distância tem um papel determinante e fundamental na construção deste resultado. Esse é um processo que vem avançando de forma cada vez mais acelerada e fortalecida nos últimos anos, através dessa parceria entre a Secretaria da Educação e as Instituições de Ensino Superior. Estamos muito felizes hoje por estarmos lançando aqui um edital histórico”, afirmou o Washington Bandeira.

O processo seletivo dispõe de vagas para 13 cursos de Licenciatura: Ciências Agrárias/Agroecologia, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química; dois cursos de Bacharelado (Administração e Administração Pública), além de dois cursos de Tecnologia (Tecnólogo em Energias Renováveis e Tecnólogo em Gestão de Dados).

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, reforçou a importância da iniciativa para a democratização do Ensino Superior e destacou a parceria com a Seduc. “Estamos neste momento lançando edital para 46 polos de apoio às atividades de educação a distância. Estes polos são de responsabilidade da Seduc, que é a grande parceira no desenvolvimento dessa atividade. A Universidade Federal do Piauí, através do CEAD, se faz presente para atuar fortemente naquilo que diz respeito à democratização do Ensino Superior para as mais diversas cidades do Piauí”, afirmou.

Realizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), o processo seletivo para ingresso nos cursos CEAD/UFPI é resultado de um acordo de cooperação técnica e convênios firmados com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Secretaria de Educação do Governo do Estado do Piauí e Prefeituras Municipais.