Sonhos não envelhecem: aos 60 anos, Estudante Seduc da EJA busca vaga na universidade pelo Enem |
Especial Dia do Professor: Profissionais inspiram a transformação da educação piauiense
Presentes diariamente na trajetória escolar, os professores e professoras são personagens marcantes na formação e na vida de muitas pessoas. Há aquele professor que domina a turma, fala a mesma língua dos alunos ou apresenta um novo mundo. São os diversos perfis a serem celebrados no próximo domingo, 15 de outubro, o Dia do Professor.
Na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) os professores têm conseguido mobilizar os estudantes para que seus ensinamentos ultrapassem a sala de aula.
Em Guaribas, cerca de 650 km ao sul de Teresina, o professor do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Inteligência Artificial, Eraques Alves, destaca a transformação social que o município vivenciou por meio da educação no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire. “Ao estar em sala de aula, qualificar jovens para o futuro e torná-los profissionais é algo que me motiva”, diz.
Ex-aluno da escola na qual hoje atua como professor, Eraques é fruto da escola pública e formou-se em Ciência da Computação. Para ele, a educação é a maior ferramenta para transformar a realidade local. “O curso Desenvolvimento de Sistemas proporciona uma aprendizagem que os alunos não imaginavam. O jovem hoje tem que usar a educação como base para se qualificar e, com isso, ter ideias inovadoras e conectadas com o mundo atual e as pessoas. Desta forma, a educação transformará a comunidade local de forma mais rápida”, comenta o professor.
A exemplo do professor Eraques, outro ex-estudante da escola estadual retornou à sala de aula da qual concluiu os estudos. Nelson Rios, professor de matemática, já foi aluno da escola onde trabalha atualmente, o Ceti Alberto Leal Nunes, localizado em Regeneração. Com aluno premiado no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), o professor revela o orgulho em poder ver seus estudantes se destacando na Educação.
"Particularmente, tive muita dificuldade em Matemática na 6ª série. Eu era o segundo pior aluno da turma e, naquele momento, decidi que eu ainda iria dar aula dessa disciplina. Então, estar hoje como professor premiado e ver meus alunos recebendo medalhas tem um sabor muito especial para mim”, comemora o professor da escola pública.
O professor Stefferson Sávio, que é formado em Artes e trabalha na área de Designer Gráfico, ficou conhecido pelo projeto Metaverso na sala de aula. O educador optou por recursos tecnológicos de forma simples para chamar a atenção dos jovens no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona Sul de Teresina, durante as aulas.
“Foi criado um museu virtual com as obras de arte do estilo artístico Rococó. Utilizando avatares, os alunos puderam visitar o museu e captar informações. Queria que todos pudessem ter a experiência de uma aula em um ambiente virtual tridimensional, onde todos pudessem interagir em tempo real uns com os outros”, informou.
A aula do professor Stefferson criou a oportunidade de os alunos vivenciarem uma experiência inovadora e tecnológica na disciplina de Arte utilizando o Metaverso, um ambiente virtual imersivo construído através da realidade virtual.
“São inúmeras as experiências exitosas de criatividade, inovação e compromisso dos professores presentes no chão das escolas estaduais. Parabenizo todos os nossos professores e professoras na execução da política educacional desenvolvida nas nossas unidades de ensino”, celebrou o secretário da Educação, Washington Bandeira.