Estudantes de Bonfim do Piauí são contemplados com livros da literatura piauiense


Os estudantes do Centro Educacional Gasparino Ferreira, localizado no município de Bonfim do Piauí, a 560 quilômetros de distância de Teresina, foram contemplados com livros da literatura piauiense pela Academia Piauiense de Letras (APL), como parte da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo foi promover o acesso à literatura piauiense e à cultura local entre os jovens, despertando o interesse dos mesmos por suas histórias, identidade e patrimônio cultural.

Recém inaugurada, a escola Gasparino Ferreira possuía um acesso limitado aos livros de qualidade, especialmente sobre a cultura local. Agora a biblioteca conta com mais 16 livros em seu acervo com as Coleções Centenário Século 21.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância da leitura para os estudantes. “Como fonte extra de acesso à informação, vamos incentivar a cultura da leitura, que é essencial para enriquecer o conhecimento dos estudantes. A partir da formação do hábito de leitura, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou o secretário.

Para a diretora da instituição de ensino, Cristiana Alves, com os novos livros os estudantes se sentirão mais conectados com sua própria história e terão uma compreensão mais profunda de sua identidade. “Os livros doados não só enriquecerão nossa biblioteca, mas também ampliarão o conhecimento dos nossos estudantes sobre a rica literatura piauiense, bem como de toda a comunidade desejar nos visitar e conhecer a coleção doada. Isso pode estimular o orgulho por suas raízes e incentivá-los a explorar o mundo da leitura de maneira mais ampla, além de conhecer o trabalho dos escritores do nosso estado”, afirma a gestora escolar.

O Centro Educacional Gasparino Ferreira atende 152 estudantes e funciona nos três turnos com oferta de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como Educação Profissional, concomitante via mediação tecnológica com cursos de Gestão e Vendas e Informática Básica.

SOBRE A APL

A Academia Piauiense de Letras é o órgão máximo das letras no Estado brasileiro do Piauí, fundada em 30 de dezembro de 1917, com sede em Teresina. A ideia inicial era organizar, em Teresina, a exemplo de outras capitais de Estados da Federação, um grêmio literário, tendo por fim a cultura da língua e o desenvolvimento da literatura piauiense.