Estudantes piauienses são vice-campeões da 46ª Jornada de Foguetes

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Educação realizaram um feito inédito para o estado do Piauí, conquistando 5 medalhas de prata e 1 menção honrosa na 46ª Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, o CETI João Henrique Almeida Sousa, o CETI Julia Nunes e a Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho conquistaram medalhas de prata, já a Unidade Escolar Darcy Ribeiro, recebeu menção honrosa na competição.

A disputa colocou frente a frente estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país num total de 80 equipes para lançar foguetes produzidos com garrafas pet e movidos a água pressurizada ou mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, além de outros ingredientes.

O estudante da 2ª série do Ensino Médio do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, Ednaelson de Alencar Santos, um dos medalhistas da MOBFOG, revela que essa foi a sua primeira experiência com foguetes e a sentimento com o resultado obtido é de muita felicidade. “Só tenho a agradecer a minha escola por ter me dado essa oportunidade. Conquistar a medalha de prata foi algo muito gratificante para nós. Eu como aluno e como participante da MOBFOG só tenho a dizer que foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de conhecer novas pessoas e a desenvolver mais ainda os nossos conhecimentos” afirmou o aluno.

Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio do Ceti Julia Nunes, Ana Vitória da Costa, a olimpíada a ensinou que desafios podem ser superados com determinação e trabalho árduo, e que o aprendizado é uma jornada contínua. “Foi uma experiência incrível conhecer pessoas de todo o Brasil, aprender muitas coisas com a organização da MOBFOG e aprimorar o saber. Foi uma jornada gigante até chegarmos na fazenda Ribeirão e competir com dezenas de escolas. Foram muitos esforços, muitos estudos, do que erramos e o que poderíamos melhorar. Ganhar a medalha foi a melhor sensação sentida por mim e creio que para a minha equipe também. Representar o Piauí e a nossa escola foi muito gratificante”, disse a adolescente.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou o desempenho dos estudantes e destacou a importância da competição para o aprendizado e incentivo do trabalho em equipe. "É com muito orgulho que comemoramos o desempenho dos nossos estudantes. Nessa competição eles adquirem conhecimentos de diversas disciplinas de forma lúdica. É isso que temos fortalecido na nossa gestão, o fortalecimento das aprendizagens dos nossos estudantes por meio de competições que são muito saudáveis para a formação cidadã, socioemocional e pedagógica dos nossos jovens”, declarou o secretário.

As equipes participantes contaram com o apoio e incentivo da Coordenação de Olimpíadas da Seduc, que tem auxiliado os jovens na preparação para competições. Em 2024, o desafio será conquistar a tão sonhada medalha de ouro.