Projeto de escola de Regeneração promove a valorização da cultura piauiense

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Aurora Barbosa de Oliveira, localizado no município de Regeneração, estão tendo a oportunidade de expandirem seus conhecimentos sobre o Piauí, ultrapassando os muros da escola com práticas de campo em cidades reconhecidas como indispensáveis para se compreender a história, a cultura e a sociedade do Piauí. A iniciativa faz parte do projeto “Conhecendo o Piauí”, uma ação interdisciplinar das áreas de Humanas, Natureza e Linguagens da escola que este ano está em sua quarta edição.

Destinado aos alunos de 1ª série do Ensino Médio da escola, o projeto foi idealizado pelas professoras Adna Abreu, Heline Alves e Socorro Vasconcelos, e promoveu estudos em sala de aula sobre História, Geografia e biodiversidade do Piauí; ações culturais de literatura e teatro piauiense; aulas de campo nas cidades de Amarante e Oeiras, com visitas aos seus principais pontos turísticos e históricos.

A professora orientadora, Adna Abreu, destaca que as aulas de campo contribuem com a construção de identidade e na valorização da História, da cultura e do povo piauiense. “Com essas ações esperamos que os conhecimentos adquiridos e as experiências vividas sejam úteis para estreitar os laços identitários dos alunos com o lugar que vivem, para a construção de identidade pessoal de cada um deles e para perceberem a importância deles próprios para a valorização da História, Memória e Patrimônio do Piauí, isto é, que o projeto contribua para a tomada de consciência de valores sociais importantes para suas vidas”, pontuou a professora.

Para o estudante Kauã de Moura, da 1ª série do Ensino Médio, a experiência com o projeto foi enriquecedora. “Essa é uma iniciativa muito boa da escola porque nos incentiva, como piauienses, a valorizar a nossa cultura e isso também influencia na cultura de todo o Brasil, pois o Piauí é rico em história e devemos valorizar a nossa história e é importante fortificarmos isso na prática. Com esse projeto nós adquirimos conhecimento de uma maneira muito mais divertida”, afirmou o aluno.

O secretário reforça a importância de projetos que focam na valorização da cultura do Piauí. “Projetos como esse são muito importantes para a formação cidadã e para a valorização da nossa história como piauiense. Buscamos sempre incentivar ações como essa que contribuem para que os nossos alunos adquiram ainda mais conhecimento acerca do lugar em que vivem”, declarou o secretário.