Seduc lança projeto Justiça Restaurativa em parceria com o Tribunal de Justiça, nesta terça (03)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), realiza nesta terça-feira (03), a partir das 8h, a solenidade de Lançamento do Projeto Justiça Restaurativa. O evento acontece no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Area Leão, instituição de ensino escolhida para ser a escola piloto do projeto na cidade de Teresina.

A solenidade contará com a presença do Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; do prefeito da cidade de Teresina, José Pessoa Leal; do Secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira; do Presidente do TJ-PI, o desembargador Hilo de Almeida Sousa; do Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso; Superintendentes, Gerentes Regionais de Educação, e demais autoridades. Na ocasião, será assinado o termo de cooperação entre a Seduc e o TJ-PI para o desenvolvimento do projeto.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o projeto contribuirá para a formação cidadã dos estudantes e de toda a comunidade escolar envolvida. “Esse projeto será muito importante para promovermos a verdadeira Educação no seu sentido integral, especificamente pelo segmento da educação cidadã. A experiência de levar a Justiça Restaurativa para o ambiente escolar proporcionará um espaço de desenvolvimento humano e social com base nos valores da cidadania e do respeito a si e ao outro”, destacou o secretário.

A Justiça Restaurativa é um método de solução de conflitos e violência que se orienta pela sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. O projeto tem por objetivo promover a cultura de paz no ambiente escolar por meio de círculos de construção de diálogos entre a comunidade escolar. Os momentos serão mediados por 4 profissionais da Seduc que foram capacitados para o desenvolvimento das atividades, sendo 2 técnicas do setor da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) e 2 técnicas da Gerência Regional de Educação (20ª e 19ªGRE).

Serviço:

Solenidade de Lançamento do Projeto Justiça Restaurativa