Seduc reúne gerentes regionais para alinhar ampliação do uso de produtos da agricultura familiar nas escolas

Com o objetivo de ampliar o uso de produtos da agricultura familiar nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) reuniu na última quinta-feira (17) gestores regionais, coordenadores de gestão e coordenadores financeiros, para alinhar o cumprimento das metas sobre a aquisição dos gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local por meio da agricultura familiar.

A Lei 11.947 determina que pelo menos 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para estados, municípios e Distrito Federal, seja utilizado na compra de alimentos da agricultura familiar, do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. O texto fundamenta-se na conexão entre a agricultura familiar e alimentação escolar, para a promoção de uma alimentação saudável e adequada nas escolas, com o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis.

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, explica que a secretaria vem desenvolvendo diretrizes e orientações para que todas as gerências regionais alcancem o índice mínimo estabelecido pela lei e que amplie continuamente essa porcentagem.

“O nosso principal compromisso é cumprir essas metas e por isso criamos estratégias para aquisição desses produtos em toda nossa rede estadual de educação. Estamos em parceria com outras secretarias, como a SAF, Sasc, Sefaz, ou seja, unindo esforços para que a agricultura familiar esteja sempre presente no cardápio dos nossos estudantes. Esse esforço reflete o compromisso com uma alimentação saudável, com a segurança alimentar nas escolas e o fortalecimento da nossa agricultura familiar”, pontua.

De acordo com a nutricionista Simone Bastos, profissional que integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os alimentos da agricultura possuem naturalmente uma perspectiva mais saudável, com o uso de produtos químicos reduzidos. “As ações de incentivo à aquisição dos produtos, além de promover uma alimentação mais saudável nas instituições de ensino, também fomenta o trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares, movimenta o comércio local e fortalece a nossa economia”, finaliza.

Em reunião com a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, o secretário da Educação, Washington Bandeira, reafirmou a parceria entre as pastas para ampliar a aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares. “Com um trabalho feito em parceria com a SAF, vamos promover a melhoria da qualidade alimentar nas escolas estaduais e ao mesmo tempo fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar com foco nas principais cadeias produtivas do Piauí”, aponta o gestor.