Novo Pré-Enem / Pré-Saeb Na Estrada movimenta mais de 600 estudantes em Fronteiras

Na manhã dessa sexta-feira (18) mais de 600 estudantes de escolas jurisdicionadas à 16ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que abrange 12 municípios que cobrem a região de Fronteiras, participaram das revisões do “Novo Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb: Na Estrada".

Realizado na quadra poliesportiva do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras, o preparatório contou com revisões das disciplinas de Matemática, com o professor Márcio Jean; Língua Portuguesa, com Hildalene Pinheiro; Ciências da Natureza, com o professor Feijão; Ciências Humanas, com Keury Campelo; e Redação, com Hortência Mota. A Secretaria de Estado da Educação contemplou os estudantes na ocasião com materiais impressos de reforço e conteúdos e questões para fortalecer as aulas.

Presente na revisão, a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalho, falou sobre o grande destaque que o Piauí vem alcançando por meio da Educação. “Em torno de 75 e 80 dias estão separando o dia de hoje das provas do Enem 2023. Através do resultado do IDEB o nosso estado conseguiu alcançar a nona posição nos índices educacionais. E isso se deve ao time Pré-Enem Seduc, que percorre os municípios levando palavras de motivação e mobilização, e também a um governo que investe em educação há mais de 20 anos. Todo o trabalho que desenvolvemos é para entregar para os nossos estudantes o melhor conteúdo”, destaca a superintendente.

“Contamos com uma equipe maravilhosa de professores na certeza de que os estudantes tiveram hoje um dia produtivo de aprendizagem e com certeza isso influenciará nas avaliações deles, seja no Enem, no Saeb ou em outro vestibular que concorrerem”, disse o gerente da 16ª GRE, Celso Ângelo Pereira.

Para o estudante da 3ª série do Ensino Médio do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, Murilo Sousa, as revisões têm contribuído para complementar e reforçar os seus conhecimentos para o Enem. “Essas revisões são um projeto inovador do Governo do Estado do Piauí e vai contribuir muito para instigar os alunos, que estão também entrando ou conhecendo esse mundo do vestibular, a conhecerem novas estratégias, novos macetes em determinadas disciplinas e áreas do conhecimento. Eu acho isso muito importante e tenho certeza de que vai elevar tanto a educação do Piauí, como também o próprio conhecimento que nós vamos adquirir para que no futuro nós venhamos alcançar todos os nossos objetivos”, disse o aluno de 17 anos.

Além de trabalhar atividades que viabilizem a inclusão universitária de alunos da 3ª série do Ensino Médio, oriundos da rede pública estadual, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada para o Ensino Superior, a nova estratégia da Seduc é unir as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com revisões para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e assim fortalecer os índices de aprendizagem dos estudantes e dar toda a orientação acerca dos assuntos, estruturas de questões e dicas importantes para as provas. O Saeb será aplicado entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, já o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da junção das revisões preparatórias para o Enem e para o Saeb. “A nossa nova sacada é unir a preparação para o Enem com a preparação do Saeb através de revisões modernas, tecnológicas, lúdicas e eficientes. Agora com a união dos dois preparatórios, nossos estudantes conquistarão resultados ainda mais expressivos, afinal quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem", declarou o secretário.


MAIS FORMAÇÃO: SAEB

Paralelo às revisões, também foi realizado o “Mais Formação: Saeb”, ação voltada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na matriz dos itens descritores do Saeb. O momento foi ministrado pela professora Hildalene Pinheiro, com Língua Portuguesa, e por Márcio Jean, com Matemática.

Na ocasião foram apresentados os indicadores educacionais da GRE e resultados de avaliações. O novo formato visa atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos professores e professoras em sala de aula.