Oportunidade Jovem: Monitoria enriquece formação entre estudantes

Os alunos não precisam ser colocados em uma competição, eles podem ajudar uns aos outros para que todos alcancem os objetivos de aprendizagem. A monitoria estudantil é uma alternativa para que eles colaborem entre si, o que trará resultados positivos para quem oferece e para quem recebe a ajuda. 

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Leticia Macedo, localizado Anísio de Abreu, já desenvolve um projeto de monitoria e foi uma das escolas a se inscrever no programa Oportunidade Jovem – eixo Monitoria Estudantil, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).  

A coordenadora pedagógica do Ceti, Rosa Luzia, está a frente do projeto criado em 2022 e explicou o desenvolvimento das atividades. “O nosso projeto de monitoria envolve alunos e alunas do Ensino Médio que têm experiência com leitura para monitorar estudantes do Ensino Fundamental. As atividades acontecem por meio de rodas de leitura, rodas de conversas, exposição de livros, sinopses e resenhas de livros, sugestões de leituras e campanhas de doação de obras literárias”, informou. 

Na avaliação da coordenadora, após implementar a monitoria nas turmas houve a melhoria dos estudantes no desempenho escolar. 

“É visível a melhoria do comportamento dos alunos envolvidos principalmente nas turmas do fundamental e primeiras séries, ou seja, 50% do nosso alunado. O projeto de monitoria ajudou bastante na questão emocional tanto dos monitores como também dos monitorados, na interação entre as turmas, bem como no desempenho escolar”, comentou Rosa Luzia. 

O gestor escolar do Ceti Leticia Macedo, Gleidson Oliveira, destaca o incentivo ao protagonismo por meio da monitoria. “Esse projeto de monitoria da Seduc tende a melhorar a nossa proposta, pois além de estimular o protagonismo de nossos alunos ainda vai melhorar o desempenho dos mesmos. Ajudará na formação integral dos estudantes e concomitantemente nos resultados da escola”, afirmou o diretor. 

A leitura sempre chamou a atenção das estudantes da 1ª série do Ensino Médio, Rhaica Angelica de Sousa Páscoa e Kauane Lima dos Santos. Pela facilidade com os livros, elas foram chamadas a participar do projeto de monitoria. 

As estudantes contaram sobre a sua enriquecedora experiência de monitoria para os colegas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola. 

“Para mim foi uma experiência muito boa. Com o apoio da professora de língua portuguesa buscamos auxiliar a leitura dos colegas de forma dinâmica para despertar o interesse dos alunos. Acreditamos que a leitura é considerada algo chata para alguns e, por isso, fizemos atividades com lanches, entregas de certificados e diversos jogos. Ver o quanto eles gostaram me despertou mais vontade de continuar neste projeto”, comentou Rhaica Angélica. 

“A experiência foi incrível. Com este projeto podemos abordar assuntos que ainda parecem um tabu em nossa sociedade por meio da leitura de uma forma que todos possam participar, opinar e também se expressar. Nossos colegas foram muito participativos já estão cobrando mais monitorias”, disse Kauane . 

O formato do programa de monitoria idealizado pela Seduc foi celebrado pela aluna Rhaica Angélica. “O projeto de monitoria da Seduc, com a oferta das bolsas de estudos, é uma iniciativa importante para suprir as necessidades de alguns estudantes e, também, chamar a atenção de mais alunos para que se participem deste projeto”, disse a aluna. 

O programa Oportunidade Jovem – eixo Monitoria estudantil estimula que esse tipo de iniciativa faça parte do projeto-político-pedagógico da escola, tanto que um dos critérios para credenciar a unidade de ensino no projeto era necessário que ela apresentasse um projeto de monitoria, organizando algumas atividades para que alunos com dificuldades conseguissem melhorar seu desempenho até o final do ano. 

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o eixo Monitoria estudantil para enriquecer a formação dos estudantes. 

“A monitoria estudantil é uma estratégia pedagógica de aprendizagem para que o aluno tenha acesso ao conteúdo através de uma linguagem mais acessível, com um estudante explicando o conteúdo para o outro, usando uma metodologia  que já o fez aprender e que acredita que vá fazer o outro entender também” , explica o Secretário de Estado da Educação destacando ainda que a interação social é um estimulo a aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos estudantes e que, por isso, essa gestão resolveu adotar monitoria como política educacional e incentivar a prática com o pagamento de bolsas.