Secretário Washington Bandeira assina acordo com Universidade de Framingham para intercâmbio de professores e alunos

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou nesta segunda-feira (14), ao lado do governador Rafael Fonteles, a assinatura de memorando de entendimento (MOU) entre a Universidade Estadual de Framingham (Framingham State University – FSU) e o Governo do Piauí acerca de programas de empreendedorismo e educacionais. 

A assinatura aconteceu durante missão oficial aos Estados Unidos com o objetivo de firmar acordos de cooperação nas áreas de educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.  

No encontro da comitiva com a reitora da FSU, Dra. Nancy Niemi, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da assinatura para efetivar o intercâmbio de professores e alunos da rede pública do Piauí nos programas da universidade norte-americana.

"Iniciamos, ao lado do Governador, Rafael Fonteles e comitiva, a agenda oficial nos Estados Unidos visitando a Universidade Estadual de Framingham (FSU). Assinamos o Memorando de Entendimento para cooperação e intercâmbio dos nossos alunos e professores da Rede Pública Estadual, em especial dos cursos do Seduc Tec, UAPI e UESPI nessas áreas, para vivências na Universidade e escolas municipais de Framingham. Com essa novidade eles terão acesso cursos de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e com um Centro de Inovação e Empreendedorismo que funciona como incubador de novos negócios”, detalhou o secretário. 

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da reunião e do MoU para estreitar relações com a universidade e com o município de Framingham. “Discutimos diversos temas em que podemos cooperar uns com os outros, especialmente nas áreas acadêmica, tecnológica e de transição energética. Então, foi uma reunião importante para estabelecer esse intercâmbio de alunos e professores, além da troca de informações e experiências sobre energias renováveis, que é um tema bastante discutido por aqui e é uma das grandes bandeiras da nossa gestão”, disse o chefe do executivo estadual. 

A Universidade Estadual de Framingham oferece um potencial de abertura a estudantes e professores da rede pública do Piauí em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), Administração, Ciências Sociais e Humanas, além de facilidade maior de cooperação entre as incubadoras/aceleradoras da FSU e do Piauí.   A instituição faz parte do sistema público estadual de nível superior de Massachusetts, sendo a universidade pública mais antiga do país onde está concentrada a maior parte da comunidade brasileira em Massachusetts.  

A reitora Dra. Nancy Niemi, da Universidade Estadual de Framingham, celebrou a parceria na área da educação. “Diversas áreas podem ser trabalhadas e discutidas com essa parceria, principalmente a partir de pesquisas científicas e trocas de experiências. Então, estamos ansiosos para que isso inicie o mais breve possível, para que logo possamos perceber os impactos positivos”, disse a reitora.