Palestra promove sensibilização no combate à violência contra a mulher

No mês da campanha Agosto Lilás, que busca debater e sensibilizar a população sobre os temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, realizou, na manhã dessa segunda-feira (14) uma palestra para os estudantes sobre os direitos da Mulher e conscientização à não violência contra o gênero feminino.

O evento faz parte da programação preparada para este mês de agosto na escola com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e da comunidade escolar para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Dentre as atividades realizadas, estão palestra de conscientização, confecção de decoração, produção de redação sobre o assunto e pesquisas com dados estatísticas sobre a violência contra mulher.

A diretora do centro educacional, Rejane Coelho, destaca a importância da palestra para informar os estudantes a respeito do assunto. “A palestra está sendo de suma importância para o fortalecimento da rede de apoio à mulher, pois através dela estreitamos os laços entre os poderes públicos e a sociedade estudantil, dando informações importantes sobre como denunciar e conhecimento sobre direitos da mulher. Os alunos participaram com grande interesse", afirmou a gestora.

“Achei a palestra maravilhosa, ainda mais pelo fato de que tinham vários meninos. Eles puderam ver como uma mulher violentada se sente com a encenação teatral apresentada, que foi trabalhada para a conscientização e sensibilização”, disse Renata Sheila, estudante da 1ª série do Ensino Médio da escola.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o empenho da Seduc na realização de ações para o combate à violência contra a mulher. "Esse mês marca uma importante ação que precisa de cada vez mais destaque, principalmente nas escolas. Nós, da Secretaria da Educação, daremos total suporte às escolas para momentos como esse. Juntos agiremos para conscientizar sobre o respeito e igualdade e combater qualquer forma de agressão contra as mulheres", declarou o secretário.