Ceti Solange Viana retorna às aulas dos cursos técnicos

As aulas dos cursos técnicos do segundo semestre letivo foram retomadas para os estudantes de escolas de Tempo Integral da Rede Estadual de Educação. 164 Centros Estaduais de Tempo Integral iniciaram as aulas dos cursos técnicos no segundo semestre. O Governo do Estado anunciou investimentos de mais de R$ 31 milhões como fortalecimento da Educação Profissional Técnica e Tecnológica, beneficiando 17.689 alunos. A ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio faz parte do Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Viana, localizado na zona Sul de Teresina, a aula inaugural dos cursos técnicos, iniciou na manhã dessa quinta-feira (10), para 69 alunos matriculados nos cursos de Marketing Digital, Energias Renováveis e Programação de Jogos Digitais. “Iniciamos hoje as nossas aulas dos cursos técnicos com um momento de acolhimento e apresentação da Matriz Curricular feita pelos professores lotados para acompanharem as turmas”, declara Ariadna Gonçalves.

O estudante da 2ª série do Ensino Médio, Pedro Lucas, está matriculado no curso técnico de Marketing Digital. Ele acredita que o curso técnico é uma qualificação muito importante para sua formação e preparação para o Mundo do Trabalho. " o curso técnico oferece mais chances de um emprego formal e uma oportunidade de evoluir na carreira, comparada a pessoas que têm apenas o Ensino Médio Regular no currículo. Eu vejo nos cursos técnicos oferecidos, aqui pela escola, uma forma de incentivo profissional onde estão acreditando no nosso potencial e nos ajudando a planejar o nosso futuro", disse o aluno.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. “O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional e Técnico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, defende.