Quase 2 mil reeducandos estão inscritos para o Encceja 2023


A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) possibilitou a inserção dos reeducandos das unidades penais do Piauí no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) de 2023. Ao todo, 1.973 reeducandos, de todas as 17 unidades penais do Estado, estão inscritos para o Encceja. A aplicação das provas acontece nos dias 17 e 18 de outubro.

O exame é realizado pelo INEP com o objetivo de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja é composto por 4 provas, sendo 30 questões de múltipla escolha em cada caderno e uma redação. Para conseguir o diploma de conclusão, o candidato precisa atingir uma nota superior a 100 nas provas e tirar acima de 5 pontos na redação.

O secretário da Educação reforça a importância da realização do Encceja nos sistemas prisionais. "Essa é uma oportunidade que resgata a educação desses reeducandos que acabou sendo comprometida. A certificação dos reeducandos, para além da remissão da pena, favorece a reinserção social deles no mundo do trabalho”, afirmou o gestor.