Estudantes da Rede Estadual participam de imersão da matemática em Natal-RN

Os estudantes Pedro Vitor de Araújo e Yannara Kelly de Almeida, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves, participaram da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) 2023, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação de 160 estudantes de todo o Brasil para uma imersão no mundo da matemática entre os dias 24 e 27 de julho.

Os participantes foram selecionados pelo desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), destinado a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A programação contou com gincanas, aulas, palestras e desafios para resolver o problema do dia. O encontro contou, ainda, com 17 Professores Universitários de diferentes regiões do país, que debateram com os participantes diversos temas do universo matemático, como um incentivo para se dedicarem ao aprimoramento de seus estudos na área.

O estudante Pedro Vitor de Araújo conta que a experiência foi inesquecível. “Foi algo indescritível para mim como aluno. Dentre todas as experiências que a OBMEP conseguiu me proporcionar, essa com certeza é uma que me marcou muito. Foi inesquecível”, afirmou.

O evento é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Itaú Social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, já recebeu o estudante Pedro Vitor no gabinete antes da viagem e destacou o papel da Seduc em apoiar o protagonismo estudantil. “A nossa missão na Seduc é ampliar as oportunidades de preparação para que eles possam conquistar o que quiserem! O Seduc Olímpica e a universalização do tempo integral são duas das nossas ações que vão nessa linha, democratizando o acesso a uma educação de qualidade”, comentou o gestor.

Hotel de Hilbert

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto N pula para o quarto N+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas. Inspirada nessa ideia, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) criou, em 2011, o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).