Seduc aposta na formação profissional na área do Turismo e Energias Renováveis em Pedro II

Em visita ao município de Pedro II, o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro, esteve, nesta quinta-feira (27), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Angelina Mendes Braga para acompanhar a implementação do Curso de Turismo com Ênfase em Empreendedorismo. A iniciativa faz parte de uma das metas para a Educação do Piauí, que trata-se da ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio por meio do Seduc Tec, projeto que integra o Acelera Seduc.

“O ensino profissionalizante facilita o acesso do aluno ao mercado de trabalho. Saímos daqui com o compromisso da formação da primeira turma do curso de Turismo, que é um potencial para a região”, disse Paulo Henrique.

O Diretor da Unidade Educacional, Adaiton Teixeira, destacou a vocação e as potencialidades do município de Pedro II na área do Turismo. “Pedro II tem um potencial muito grande no polo turístico, a ideia é formar profissionais qualificados para atuarem nesta área por meio do Seduc Tec”, pontua.

Ainda em Pedro II, o Superintendente Paulo Henrique realizou uma visita técnica à Escola Família Agrícola Santa Ângela (EFASA) e seus anexos Vivenda e Lajeado, junto com a equipe da INVESTE PIAUÍ e o CEO da empresa alemã SUN Farming. Na segunda visita, o objetivo foi analisar a viabilidade técnica de se implantar um módulo de produção de energia solar consorciado com produção agrícola (horticultura e fruticultura) e zootécnica (avicultura e suinocultura).

“O intuito da visita foi, juntamente com a Investe Piauí, acompanhar a empresa Sun Farming para apresentar e avaliar a montagem de uma unidade piloto SunFarming na região e em um dos espaços da EFASA. A irmã Gabriela (Presidente da Fundação Santa Ângela) e o Cleandro Oliveira (Coordenador Pedagógico) nos receberam muito bem e se mostraram abertos a tudo que foi apresentado”, explicou o Superintendente.

A EFASA já formou quase mil jovens, filhos de pequenos agricultores e assentados, nas áreas de agropecuária, agroindústria, hospedagem e zootecnia. Vários de seus egressos são, hoje, Professores e Gestores da Escola. Uma Educação que de fato transforma.