Audiência discute o combate à insegurança alimentar das crianças piauienses

Uma boa alimentação saudável é responsável por colaborar para o desempenho físico e mental das crianças. Neste sentido, foi realizada nessa quinta-feira (27), uma audiência para discutir sobre o combate à insegurança alimentar das crianças piauienses envolvendo a agricultura familiar.

A audiência contou com a presença da primeira dama do estado do Piauí e coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles; da assessora especial do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios do Piauí, Gabriela Oliveira, representando o secretário da Educação; da secretária da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares; do diretor técnico da Secretaria de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, João Pereira; da Presidente da Cootapi,  Maria Ednalva; da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie) da Seduc, Ana Rejane Barros (Seduc); da representante da Unicef, Deusa Fernandes; e da equipe do Pacto pelas Crianças do Piauí.

O objetivo da reunião foi discutir a garantia da alimentação saudável nas creches/ escolas para as crianças na primeira infância e discutir como a agricultura familiar pode contribuir com a causa. “Essa é uma pauta muito importante, pois a alimentação saudável na primeira infância contribui para o crescimento e desenvolvimento adequados. O alinhamento foi articulado com as ações do Pacto Pelas Crianças”, declara Isabel Fonteles.

A Seduc busca atuar contribuindo nas discussões que englobam a alimentação das crianças e também na articulação com os municípios através da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O secretário da Educação reforça a importância da parceria com a agricultura familiar para contribuir com uma alimentação saudável. "Queremos contribuir com a construção de hábitos saudáveis no contexto escolar. Com um trabalho feito em parceria com a SAF, vamos promover a melhoria da qualidade alimentar nas escolas e, ao mesmo tempo, fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar com foco nas principais cadeias produtivas do Piauí”, pontua o secretário.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destaca que a inclusão da produção familiar na alimentação escolar é um dos eixos de atuação da SAF. “Nosso propósito é democratizar o acesso à produção da agricultura familiar, ou seja, que mais pessoas tenham como fazer a feira com alimentos saudáveis, sem insumos químicos. Isso promove uma alimentação nutritiva e saudável, e de outro lado fortalece as cadeias produtivas, gerando renda para as famílias”, completa a secretária.