Manipuladores de alimentos da Rede Estadual de Educação participam de capacitação

Importante para uma adequada e segura manipulação dos alimentos, atrelada à higienização necessária e conhecimentos básicos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a capacitação para merendeiras de escolas da Rede Estadual de Educação requer uma realização frequente para assegurar uma alimentação saudável e higiênica aos estudantes. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-Pi) tem orientado as Gerências Regionais de Educação (GREs) a desenvolverem treinamentos anuais para capacitar os manipuladores de alimentos das escolas.

Nessa quinta-feira (27), a equipe de Nutrição da 18ª GRE realizou a capacitação para 150 manipuladores de alimentos no polo do município de Monsenhor Gil, abrangendo as escolas dos municípios: Barro Duro, Demerval Lobão, Nazária, Curralinhos, Monsenhor Gil, Palmeirais, Passagem Franca e Prata do Piauí.

Dentre os conteúdos ministrados na ocasião, estiveram: os objetivos do PNAE, a importância dos manipuladores de alimentos para a alimentação escolar, conceito de boas práticas de manipulação, tipos de contaminação de alimentos, doenças transmitidas pelos alimentos, a saúde e cuidados pessoais dos manipuladores, higiene do ambiente, utensílios e equipamentos, recebimento, armazenamento e higiene dos alimentos, o segredo para o autocuidado em uma rotina corrida. No fim do treinamento os manipuladores de alimentos foram contemplados com um certificado de formação.

De acordo com a gerente da 18ª GRE, Lusia Queiroz, outros municípios serão contemplados com a capacitação. “Essa atividade é realizada todos os anos, a cada semestre, com a finalidade de treinar e qualificar nossas merendeiras, no que diz respeito às boas práticas de manipulação de alimentos. Entendemos que uma profissional bem treinada e valorizada, desempenhará com maior zelo, dedicação e presteza as suas atividades e, dessa forma, toda a comunidade escolar ganha”, afirma a gerente.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as escolas. “É uma política pública fundamental para a qualidade educacional e construção de hábitos saudáveis no contexto escolar”, completa.