Seduc oportunizará qualificação profissional e empregos na produção de energia solar e agropecuária

Na manhã dessa quarta-feira (26), o secretário da Educação, Washington Bandeira, participou de uma reunião com os representantes das empresas Investe Piauí e SunFarming Food & Energy com a perspectiva de alinhar as propostas de produção de energia solar e agropecuária, em parceria com as empresas. A iniciativa prevê a criação de empregos, Educação por meio da formação técnica e qualificação profissional e gestão dos recursos hídricos.

De acordo com o secretário Washington Bandeira as propostas estão totalmente alinhadas com o trabalho que a Seduc vem fazendo com o lançamento de novos cursos técnicos e tecnólogicos em Energias Renováveis. “Serão criadas mais de mil unidades de produção de energia solar e de agropecuária com a possibilidade de 1 Gigawatt de energia produzida por essas unidades, associando isso à produção de hidrogênio verde e amônia verde, bem como a produção de caprino, ovino, bovino e, inclusive, a produção de hortifruti e demais produtos agrícolas. Isso oportunizará aos nossos estudantes o ingresso no mundo do trabalho”, declara o secretário.

Na ocasião, a empresa SunFarming foi apresentada pelo gerente de projetos, Décio César da Silva, que destacou que o diferencial da empresa é aliar a produção de hidrogênio verde à agricultura familiar. “A nossa proposta também é investir e apoiar 16 escolas família agrícola do Piauí”, afirma.

A proposta também envolve o intercâmbio educacional, com a formação e qualificação técnica para aplicação da produção, por meio dos cursos técnicos ofertados nas escolas.

Participaram da reunião o secretário da Educação, Washington Bandeira; o gerente de projetos da SunFarming, Décio César da Silva; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o secretário de Planejamento, Washington Bonfim; o diretor da Interpi, Rodrigo Cavalcante; e representantes da Secretaria de Agricultura Familiar.

Empresa SunFarming

A empresa SunFarming fornece segurança energética ecologicamente correta por meio da energia solar fotovoltaica, mas, ao mesmo tempo, oferece às tecnologias agro-solares a oportunidade de contribuir para o fornecimento sustentável de alimentos e combater desemprego para ajudar as pessoas em formação. No local, as instalações da SUNfarming Food & Energy podem contribuir de forma única para a melhoria sustentável das condições de vida das pessoas em países em desenvolvimento e regiões em crise.

Os Alimentos e Energia da Sunfarming fornecem empregos e educação, alimentos, energia e infraestrutura onde são necessários com urgência. As tecnologias europeias e através de parcerias PPP com a indústria, gestão de longo prazo e confiável dos projetos, garantem o investimento. Energia solar sustentável e alimentos regionais são produzidos juntos - na mesma área.

O governador Rafael Fonteles, em sua viagem para a Alemanha, firmou parceria com a empresa SunFarming Food & Energy com o objetivo de acelerar a produção de energia solar de forma sustentável. Após a visita do Governador, a empresa alemã vai se instalar no Piauí para a produção de energias renováveis.