Gerência das escolas centro/norte iniciam competições dos Jogos Escolares

Após dois anos de atividades suspensas, devido à pandemia da Covid-19, os estudantes da rede pública de ensino estão comemorando a volta dos jogos escolares. Nesta terça-feira (14), os atletas reuniram-se para a abertura dos Jogos Escolares das Escolas Públicas Estaduais Piauienses JEPEPs 2022, setor da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), centro/norte de Teresina.  A abertura dos jogos foi realizada no Ceti Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).

Em todo o estado, as gerencias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciaram as atividades competitivas nas unidades de ensino.

Os JEPEPs ocorre em três etapas: interclasse, regionais e estadual (JEP’s), que servem como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, nas suas etapas regionais e nacional. Serão duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) e 14 modalidades esportivas Coletivas (Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) e Individuais (Atletismo, Badminton, Ciclismo, GR. Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez e Voleibol de Praia).

Treze unidades de ensino iniciam a etapa I, referente a interclasse, etapa que selecionará as equipes/atletas para a etapa II (seletiva da GRE). O coordenador das gerencias em todo o Piauí, Tarcísio Pires, comemorou o retorno das atividades.

"Em 2022 voltamos de fato ao chão da escola e percebemos o quanto os estudantes conseguem ficar motivados em todo o Piauí. A volta dos Jogos Escolares para a rede pública faz com que a juventude adentre o espaço da escola com sentimento de congratulação, além da integração entre o desenvolvimento pedagógico e as atividades extraclasse", relatou.

A competição contou coma participação da bailarina Paula Carolina Santana Ribeiro, que recentemente conquistou uma bolsa de estudos para fazer aulas de ballet em uma academia de dança nos Estados Unidos. Paula é estudante da 2ª série do Ensino Médio na Unidade Escolar Barão de Gurguéia.

Presente na cerimônia de abertura, Geórgia Rafaela Alves, medalhista nas provas de atletismo, no 100 metros e 200 metros rasos, comemorou poder representar a sua escola, a Unidade Escolar Joel Ribeiro, nas pistas.

"Acho importante termos os jogos como incentivo para nós estudantes, pois temos a oportunidade de competir fora do estado, conhecer novos lugares e espero ter um bom resultado para chegar à etapa regional. É uma maravilha poder voltar para esta rotina de competição e me sinto bem quando estou na pista", contou a estudante.

Geórgia já foi campeã Norte e Nordeste na competição do 100 metros na modalidade revezamento na categoria adulto, fora da sua categoria atual, o sub-18.