Educadores discutem Currículo do Ensino Médio em Picos e São João do Piauí

Professores e coordenadores de ensino das regiões de Picos e São João do Piauí debateram nos dias 08 e 09 de junho, o novo Currículo do Ensino Médio para construir a minuta do documento do currículo de planejamento bimestral, ou bimestralizado. Equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão “rodando” o Piauí, com a Caravana do Mais Aprendizagem, levando oficinas e trocando experiências sobre esse e outros assuntos educacionais. 

  

Regina Monteiro, gerente de Ensino Médio da Seduc, revela que a Unidade de Ensino Aprendizagem iniciou o Planejamento Bimestral do Novo Currículo do Ensino Médio com o apoio da equipe do Programa Mais Aprendizagem, em parceria com o  Canal Educação. Nas oficinas, contamos com a participação de professores da rede estadual das quatro áreas do conhecimento, que atuam nas escolas de Ensino Médio. Durante esses dois dias, os docentes se debruçaram sobre o estudo do novo currículo para construir a minuta do documento do currículo bimestralizado”, diz. 


Janaina Tâmara, gerente de Operações da Mediação Tecnológica, fala que participar da construção da Bimestralizacão do Currículo do Piauí é estar envolvida ativamente com o processo de ensino a ser desenvolvido pelo professor que precisa pensar de forma mais estruturada e integrada para garantir a aprendizagem significativa dos estudantes. “É poder contribuir com o processo de formação dos professores, fazendo-os refletir sobre suas práticas e, assim, colocar o trabalho desenvolvido pelo Canal Educação, através da mediação tecnológica como recurso para melhoria da aprendizagem”, destaca. 


A gerente da 9ª GRE, Ramira Torres, ressalta a importância da bimestralização do currículo no contexto pandêmico e com professores voltando à escola. “É necessário o estudo do novo currículo, pois a implementação é um desafio e precisamos nos conscientizar que o trabalho coletivo é fundamental nesse processo”, acrescenta. 

O professor Jenilson, de São João do Piauí, relata que as oficinas promovidas Seduc vieram para somar. “Eu ainda estava seguindo o currículo antigo, trabalhando de maneira tradicional e após essa oficina tivemos orientações concretas de como trabalhar na perspectiva do novo currículo. A partir de agora já tenho muitas ideias para colocar em prática na sala de aula’’, completa.


A coordenadora do Programa Mais Aprendizagem, Márcia Damasceno, enfatiza que as oficinas realizadas com professores presencialmente são fundamentais no processo de implementação do currículo. “São esses momentos que estão fazendo a aplicabilidade na prática do Novo Currículo do Ensino Médio, assim a parceria do Mais Aprendizagem com os docentes da rede se fortalece a cada dia”, finaliza.