Estudantes transformam escola em passarela durante socialização de disciplina

Com diversos figurinos, pesquisa histórica e muita criatividade, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Baurélio Mangabeira transformaram o espaço escolar em um palco de desfile de moda na última quarta-feira (8).

Os 170 estudantes matriculados na escola, localizada no município de Piripiri, 3ª Gerência Regional de Educação, participaram da prática de Socialização das disciplinas integradas: Eletiva -  Moda na Escola, Seminário Integrador e Arte, presentes no Novo Ensino Médio.

Organizados em grupos, os estudantes realizaram as pesquisas para apresentarem, em um desfile de moda, os vestuários divididos em períodos clássicos, antigos, atuais e no moderno. As representações de ícones estilistas também foram lembrados pelos alunos.

Os conteúdos foram compartilhados com os estudantes pelos professores Marta, Márcio e Adriana, que supervisionaram o processo pedagógico e criativo, além das orientações da coordenadora pedagógica, Auzenir Moraes, que destacou o protagonismo dos estudantes na atividade.

"A atividade teve o objetivo de oferecer ao jovem estudante protagonista a oportunidade de mostrar seus talentos, na moda, desfile, desenhos, ser solidário, ter empatia, comportar-se diante do estereótipo do corpo e a distorção dos padrões de beleza, tudo isso voltados para as 10 competências da BNCC", explicou Auzenir.

A socialização estimulou os estudantes durante as atividades com a arrecadação de roupas e posterior distribuição às famílias carentes por meio do varal solidário. Na apresentação de nomes marcantes para a moda, o estudante Pedro caracterizou-se como o falecido estilista brasileiro Clodovil Hernandez e expôs os seus croquis (desenhos) para os colegas.

"Eles amaram o projeto que lhes permitiu serem verdadeiros protagonistas. Na área da arte eles pesquisaram sobre a moda, desenharam e produziram as roupas, logo, as atividades envolveram as competências da BNCC como o pensamento crítico e criativo, repertório cultural, a comunicação entre eles. A socialização permitiu que o aluno descobrisse através dessas habilidades e competência o que ele quer para sua vida profissional", comentou a coordenadora pedagógica.

Karen Kethly, estudante da 1ª série do Ensino Médio, desfilou com um dos figurinos utilizados para marcar a evolução da moda e aprovou a socialização.

"Eu gostei da atividade para mostrar o quanto evoluíram os modelos de roupas antigas para as atuais e observamos o quanto os trajes antigos não deixaram de encantar, porém, hoje estão mais bonitas. Estar nas passarelas me despertou novas vontades, sonhos e também pudemos descobrir talentos. Achei bem interessante mostrar tudo", afirmou a estudante.