CETI Maria Modestina Bezerra realiza I Projeto Integrador da área de Linguagens

Na nova proposta do Ensino Médio as escolas da rede estadual desenvolvem ações integrativas e o CETI Modestina Bezzera, localizado na região do grande Dirceu, realizou o I Projeto Integrador da área de Linguagens com atividades de canto, dança, teatro, além de exposição de fundamentos teóricos com base nos objetos de conhecimento indicados na nova grade curricular.  


A escola fica localizada na Rua Jaime Fortes, 3364, e atende 498 estudantes com oferta de Ensino Médio Integral, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos três turnos. Muitos destaques fazem parte da instituição como premiação de estudantes em concursos de redação nacionais, menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e diversas outras ações para uma completa formação educacional.  

A culminância do I Projeto integrador da área de Linguagens aconteceu durante toda a semana e faz parte da grade Curricular do 1º bimestre do Ensino Médio Inovador. Os alunos trataram da temática Identidade e História de Vida de uma maneira leve e envolvente, utilizaram-se dos gêneros textuais Histórias em Quadrinhos e Relato Pessoal para expor seus sonhos, fragilidades e perspectivas de futuro.  


“Durante a atividade da última quarta-feira (8), os componentes curriculares da área de Linguagens dialogaram em busca do entendimento não só da temática central do projeto como também das ferramentas pedagógicas utilizadas para compartilhamento dos conhecimentos adquiridos durante o processo”, explicou Clarisse Veloso, gestora da escola.  

De acordo com a diretora, a implementação do Novo Ensino Médio acontece de forma gradativa e a inserção do Projeto de Vida, uma das principais novidades, tem por objetivo fazer com que o estudante protagonize sua história e tenha a capacidade de enxergar as possibilidades para o seu futuro.  


Parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PI), por exemplo, dão a oportunidade dos alunos, dentro da escola, terem contato com o empreendedorismo, além de cursos profissionalizantes nas áreas de Recursos Humanos, Eventos, Vendas e Farmácia. “Estamos trazendo para os nossos alunos uma oportunidade de sair da escola no término do ensino médio já com o currículo bem vasto com vários cursos profissionalizantes”, explicou.  

A diretora ainda comenta que na próxima terça-feira, 14, será feito o lançamento do Projeto Integrador de Exatas e a cada semestre um novo projeto deverá ser lançado para somar na formação integral do estudante. Além disso, a escola investe na formação continuada de professores e no próximo sábado, 11, acontecerá uma formação sobre novas formas de planejar e trabalhar de forma integrada na sala de aula. 

IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO      

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado.      

Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.   

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.