Município de Caracol oferta educação superior através da UAPI

“Trabalho na área de sistema de gestão da qualidade e resolvi me inscrever no curso justamente para alavancar minha carreira, pois geralmente quando a gente faz um curso é pensando no futuro e principalmente para poder ser um empreendedor”, disse Edison Neres da Silva, 47 anos, estudante matriculado do curso de Administração do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) de Caracol.  


Incluída na lista de cidades que ofertam educação superior na modalidade à distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), o município, distante 613 quilômetros da capital, faz parte do total de 183 polos distribuídos por todo o Estado, que somados a outras instituições, promove a universalização dessa modalidade de ensino. A cidade foi contemplada na 3ª etapa de expansão da UAPI.

O estudante conta que apesar da sua experiência no mercado de trabalho ele tem o sonho de empreender e os conhecimentos que estão endo adquiridos vão ajudar tanto no seu dia a dia de trabalho como no futuro. “É muito bom poder cursar aqui na cidade mesmo, pois os recursos são poucos para poder ir até Teresina pagar aluguel e todos os gastos que possam ter. A universidade chegando até nós foi muito bom e com certeza vai ser de grande valia para a cidade e vai formar profissionais para a própria cidade”, disse o estudante.




Em Caracol, o polo UAPI funciona na U. E. Antônio Soares Rocha, localizada na Rua Adelino José da Costa s/n°, bairro Comandante José Dias, que atende 589 estudantes, nos turnos manhã, tarde e noite, com oferta de ensino fundamental e médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, além de atender aos finais de semana, para aulas presenciais, os 21 estudantes matriculados na UAPI para o curso de Administração.  

De acordo com o gestor da escola e coordenador do polo UAPI, Isaias Dias de Macêdo, a ação beneficia estudantes da cidade de regiões próximas com ensino de qualidade. “Temos feito o acompanhamento e os alunos assistem as aulas presenciais regularmente aos sábados”, disse o gestor.  

OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI     

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou, ainda em 2017, com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos; e a terceira etapa com mais 63 polos, totalizando 183 cidades piauienses.   

Atualmente é ofertado o curso de Administração e UAPI foi institucionalizada pela Lei n° 7.443 de 8 de janeiro de 2021 e o Governo do Estado já estuda a ampliação e a possibilidade de oferta de novos cursos. Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação de qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades.