UAB ofertará quase 4 mil vagas de graduação e pós-graduação no Piauí

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai 3.720 vagas no Piauí em cursos de graduação e especialização, voltadas, principalmente, para a formação de professores da Educação Básica. Cinquenta municípios de norte a sul do Estado receberão os cursos que são importantes na universalização do ensino superior no Piauí.

As propostas selecionadas foram apresentadas por universidades e institutos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal. No Piauí, são 14 cursos de licenciatura e bacharelado, como Pedagogia, Letras, Matemática e Educação Física, além de 11 especializações, entre as quais Gestão Escolar, Informática, Métodos e Técnicas de Ensino e Saúde na Educação.

Diversas instituições trabalham em parceria como mantenedoras como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e prefeituras, e instituições ofertantes como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Maria de Lourdes da Costa e Silva, superintendente de Ensino Superior da Seduc, revela que nessa nova oferta, que deve ter inscrições abertas ainda este ano. "Se destacam cursos como Especializações em Educação Especial e Inclusiva, em Docente de Educação Profissional, em Prática Integrativas e Complementares em Saúde e Especialização em Empreendedorismo e Inovação”, observa.

O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a educação básica. Atualmente, 2.418 alunos cursam ensino superior nos polos da UAB no Piauí.

50 municípios piauienses serão contemplados:

Água Branca

Luís Correia

Valença do Piauí

Cursos ofertados:

Graduação (Licenciatura e Bacharelado)

Sistemas de Informação

Letras (Português)

Letras (Inglês)

Computação

Especialização

Especialização em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde