Escola Família Agrícola de São Pedro do Piauí realiza cursos de capacitação

A Escola Família Agrícola de São Pedro do Piauí, na busca da melhoria do ensino profissionalizante dos alunos, ex-alunos e comunidade realizou durante os meses de abril e maio em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) três cursos, Mulheres em Campo, Agricultura Irrigada e Manejo Básico de Suínos. A escola oferta o curso técnico em Agropecuária.

O diretor da escola, Thalisson Pereira, revela que a formação continuada ou qualificação profissional são organizados para preparar o aluno para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. “Quando organizada dentro de um itinerário formativo, possibilita a continuidade dos estudo e por sua vez melhoria no currículo do aluno”, diz.


O SENAR criou o Programa Mulheres em Campo para despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais, buscando o protagonismo feminino na gestão de negócios.

O Programa Nacional de Irrigação do SENAR é composto de ações estratégicas que capacitam os alunos do curso na gestão do uso da água da irrigação, através do manejo eficiente dos sistemas de irrigação existentes, possibilitando-os a se capacitarem na gestão e planejamento dos recursos hídricos de grande relevância para temas como definição de valores de cobrança pelo uso da água, isenções, projetos, licenciamentos e outorgas.


O curso tem o foco em incentivar a adoção de tecnologias de irrigação, assegurando alimentos na safra, principalmente em regiões de escassez de chuva, onde a agricultura irrigada é sinônimo de sobrevivência.

O curso Manejo Básico de Suínos tem o objetivo de dar conhecimento e noções básicas sobre o manejo necessário para a criação dessa espécie, como alimentação, instalações, principais raças, higiene e tratamento e prevenção das principais doenças.