Seduc realiza formação da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados do Circuito de Gestão

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta quarta-feira (25) a formação da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) do Circuito de Gestão Piauiense. O encontro é exclusivo para os novos Técnicos de Ensino e Agentes do Circuito de Gestão (ACGs). O programa é uma parceria da Seduc com o Instituto Unibanco e vem avançando na melhoria da gestão da educação pública piauiense.

Regina Célia, gerente de Ensino Médio da Seduc, revela que a formação contempla profissionais das 21 gerências regionais de educação. “Hoje nós estamos fazendo essa formação dialogando, trocando ideias e apoiando cada gestor escolar nessa sistemática de monitoramento e avaliação de resultado. Olhando pra onde a gente conseguiu chegar até agora e corrigindo as necessidades”, diz.

A gerente de Ensino fundamental, Marília Aragão, observa que com o apoio do Instituto Unibanco se desenvolveu a rede do Circuito de Gestão nas escolas de ensino fundamental e médio numa totalidade de 518 escolas.

“Pactuamos metas, temos uma rotina de trabalho de análise de indicadores, planejamento e correção de rotas. Hoje nos reunidos com a equipe de técnicos de ensino, a equipe que faz as visitas às escolas, o diálogo com os gestores e traz o feedback, faz todo o acompanhamento e monitoramento dos indicadores de aulas dadas, frequências, notas que a gente possa estar replanejando e atingindo as nossas metas educacionais”, relata a gerente.

Dentro da sistemática de monitoramento e avaliação se trabalham três objetivos estratégicos que é a garantia da aprendizagem, mitigar o abandono e a evasão e garantir também a qualidade na educação.

“Então tem um plano que as escolas elaboram com ações de busca ativa, ações de proficiência, de melhoria da proficiência, ações de recuperação da fase dois do programa Juntos para Avançar, ações de engajamento, e também de ações do socioemocional. Após desenvolver as ações há um momento de acompanhamento que é feito pelas equipes regionais juntamente com a equipe da sede. Há todo esse diálogo e a gente analisa se essas ações tiveram êxito como estávamos antes e depois. Através desses indicadores, de aulas dadas, de frequência, de nota e de todo o trabalho desenvolvido pelos nossos estudantes com o nosso conjunto de professores e gestores escolares”, finaliza Marília Aragão.