PRO Alfabetização na Idade Certa completa um ano com lançamento de material didático exclusivo

Um ano após o lançamento do PRO Alfabetização na Idade Certa, maior programa de colaboração entre o estado do Piauí e os 224 municípios na alfabetização de crianças, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comemora os avanços nas ações e o lançamento do material didático feito exclusivamente para o programa, além de certificar os profissionais que atuam nas frentes de trabalho.  


Um grande evento no Diferencial Buffet, na manhã desta terça-feira, 24, reuniu professores, gestores e prefeitos de vários munícipios para apresentar os avanços e para conhecerem o material didático construído com o objetivo de apresentar saberes contextualizados e com tópicos da cultura piauiense.  

Estiveram presentes na mesa de honra o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; a prefeita de Brasileira representando Associação Piauiense de Municípios (APPM), Carmem Gean Vera; a coordenadora do programa, Gabriela Santos; a diretora da Associação Nova Escola, Ana Ligia Scachetti; e o diretor da Associação Bem Comum e representante do Instituto Natura e Fundação Lemann, Veveu Arruda.  ]


De acordo com a prefeita de Brasileira, Carmem Gean, o programa busca excelência. “Eu sou professora e, enquanto educadora, procurei conhecer junto com os meus coordenadores e professores o programa”, disse ela, ainda frisando, “no meu município nós conseguimos 100% de participação na provinha do SAEPI, conseguimos 100% na participação de fluência e isso demostra que o programa está dando certo”.  

Ainda estiveram presentes no evento as entidades parceiras Associação Nova Escola, Associação Bem Comum, Instituto Natura e Fundação Lemann, que contribuem para a construção diária do programa. A diretora executiva da Associação Nova Escola, Ana Lígia Scachetti, responsável pela construção do material didático, explica que as primeiras ideias para a construção dos materiais surgiram ainda em 2020.  


“Estávamos olhando para os resultados das avaliações e ali começamos juntos. Gente do Piauí, Maranhão e Ceará pensando o que poderia ser feito para o estado e tivemos a ideia de produzir esse material que retratasse a realidade do Piauí para dentro das páginas dos livros dos professores e dos alunos e que trabalhassem as habilidades que precisassem ser reforçadas com essas crianças”, disse Ana Lígia.  

“Fico muito feliz de hoje trabalhar colaborativamente com todos os nossos municípios porque eles têm, a cada ano, apresentado melhores resultados educacionais. A alfabetização vem sendo realizada nos municipios, permitindo que não tenhamos mais adolescentes chegando aos 15 anos analfabetos e nosso trabalho agora é aumentar mais ainda o alcance do programa e garantir a alfabetização na idade certa, aos 7 anos de idade", disse o secretário Ellen Gera aos presentes.  

PRO Alfabetização na Idade Certa 

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. 

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, sendo eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.