Seduc participa de mobilização pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID), participou na manhã desta quarta-feira (18) do Dia D de sensibilização de toda a sociedade sobre a importância de proteção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização ocorreu na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, e contou com membros do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 


A gerente da GID, professora Elizângela Duarte, revela que a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e Adolescentes” tem como propósito mobilizar e convocar toda sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes contra os abusos sexuais. 

“A GID acredita na prevenção de tais abusos através da realização de ações nas escolas, e espera sensibilizar toda a comunidade escolar a participar dessa luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, trabalhando a conscientização para esse enfrentamento e divulgando o Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência”, destaca a gerente. 


Dra Joselisse Nunes, promotora de justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ) do MPPI, em conversa com a gerente da GID e com a coordenadora Zenilda Rosa, destacou a importância de capacitar os profissionais de educação, em especial o professor. “Com a formação dos professores sobre o tema cria-se um ambiente propício para uma escuta e abordagem adequada quando forem identificados casos de abusos e exploração sexual nas crianças e adolescentes”, finaliza.