Seduc inicia formação sobre PACTUE, PDDE e Conselhos Escolares nesta terça

Considerando a relevância da gestão escolar na condução do processo ensino e aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), realiza nos dias 17 e 18 de maio o Encontro Estadual de Gestores. O escopo da formação tem em vista a necessidade de atualização de informações acerca dos programas e ações ligados diretamente à gestão escolar como PACTUE, PDDE e Conselhos Escolares na perspectiva de uma escola participativa e democrática.

A diretora da UGIE, Ana Rejane, explica que essa etapa formativa será realizada com profissionais da educação da 4ª, 19ª, 20ª e 21ª Gerências Regionais de Educação.

“A formação para gestores escolares, técnicos administrativos financeiros e tesoureiros dos conselhos escolares visa o aperfeiçoamento funcional das unidades escolares e consequentemente, melhoria na prestação dos serviços públicos ofertados à comunidade”, relata a diretora.

O Encontro Estadual de Gestores acontece no Diferencial Buffet, em Teresina, a partir das 8h.

8:00 – abertura

8:30 - CONSELHOS ESCOLARES

O Conselho como órgão colegiado na estrutura da escola;

Elaboração do Estatuto – Constituição, assinatura e legalização;

Atas e registro no livro de atas – importância do registro das decisões coletivas;

Gestão compartilhada – a relevância do Conselho Escolar para a Gestão democrática;

Elaboração do Plano de trabalho e uso da plataforma Mobiconselho para a inserção dos documentos.

PACTUE

Legislações (Leis, Portarias e Normativas) ;

Composição do Repasse; Plano de Aplicação ;

Levantamento da situação das Prestações Contas/Execução ;

Suspensão dos Repasses;

PDDE

Inovações contidas na nova Resolução;

Compreensão sobre o recurso CUSTEIO e CAPITAL.

Ações Integradas.

Capacidade de planejar e identificar os vários Programas na Plataforma do PDDE Interativo.

Capacidade de elaboração dos Planos específicos de cada Programa a partir do Diagnóstico da Escola.

Atualização cadastral PDDE Web

12:30 – Almoço

14:00 - Oficinas temáticas 16:00 - Lanche

16:15 – Plenária de encerramento.

17:00 – Encerramento.