Escola de Piripiri aplica a matemática em práticas inovadoras com o Novo Ensino Médio

Aprender matemática na cozinha e produção textual fora da sala de aula é possível e une teoria e prática nas atividades da disciplina Cozimática e Soufanzin para estudantes do 1° ano do Ensino Médio do CETI Baurélio Mangabeira, em Piripiri. As atividades são parte das ações de implementação do Novo Ensino Médio do Estado, que prevê a inserção de disciplinas eletivas para o completo desenvolvimento dos estudantes da rede estadual de ensino.  


A escola atende 163 estudantes nos turnos manhã e tarde no ensino médio integral. De acordo com a coordenadora pedagógica, Auzenir Moraes, a Cozimática é voltada para a Matemática e a Soufazin em Português. “Estamos trabalhando leitura, redação e a compreensão de texto. Levamos os estudantes para o pátio e promovemos uma aula mais dinâmica. Na matemática, a professora procura trabalhar com materiais como dominós de material reciclado e assim promover as aulas de matemática mais para a prática”, explicou. 


“Nas nossas aulas dessa semana utilizamos o dominó das frações retomando conteúdo do ensino fundamental referente à grade curricular integradora. Trabalhamos a educação financeira, a educação para o consumo para buscar que os alunos retomem essas unidades de medida, exatamente para que quando nossas aulas práticas sejam realizadas, eles tenham total domínio dos conteúdos estudados”, disse professora de matemática, Karen Kelly. 


A coordenadora ainda fala sobre a diversas formações que estão sendo ofertadas pela Seduc através do Mais Aprendizagem, além de oficinas para os professores e também na recuperação de conteúdo desses últimos anos devido à pandemia. “Estamos no reforço do Programa Juntos para Avançar, trabalhando os assuntos das séries anteriores e agora no final do mês faremos uma prova diagnóstica”, explicou a coordenadora sobre o suporte que vem sendo oferecido aos estudantes em decorrência do período de aulas remotas durante a pandemia.  


IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO 

A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e deve beneficiar mais de 220 mil estudantes e serão beneficiadas 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado. 

Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.   

Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem.