Projeto de IA desenvolvido por Estudantes Seduc de Campo Maior é destaque em Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Os estudantes Davi Costa Andrade, Hernandes Sales Neves e Glauber Alexandre Alcântara são a prova viva de que os investimentos em inovação e tecnologia nas escolas da Secretaria de Estado da Educação geram oportunidades e transformam realidades.
Alunos da 3ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, eles foram premiados com medalhas na Mostratec, a maior feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 27 e 31 de outubro. O projeto “Inteligência Artificial em Cenários Educativos: o Mindz como experiência prática”, desenvolvido pelos estudantes com orientação da professora Rosiana Ibiapina, ficou entre os cinco melhores na categoria Ciência da Computação, destacando-se entre os mais de 800 projetos apresentados no evento.
Para Davi Andrade, foi muito gratificante representar o Piauí na Mostra. “Tenho muito orgulho em ter tido essa oportunidade e sou ainda mais feliz, pois conseguimos sair de lá premiados e tivemos a oportunidade mais uma vez de colocar o nome do nosso estado no topo. Eu tive muitos aprendizados, principalmente quando se diz respeito ao meu futuro, pois é isso que eu quero seguir e quero ser”, afirmou.
Educação e Tecnologia gerando oportunidades
Com o ensino de Inteligência Artificial presente nas Escolas Seduc de Tempo Integral desde 2024, os Estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos com soluções criativas, com potencial para transformar realidades dentro e fora da sala de aula. O Mindz surgiu nesse contexto. A ferramenta ajuda Estudantes e Professores a criarem mapas mentais com o uso de IA, organizando ideias e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
“O principal objetivo não é fazer com que o estudante dependa da IA, mas estimular sua autonomia. Por isso, os mapas mentais são gerados de forma resumida, incentivando o aluno a buscar mais informações e outras fontes. Dessa forma, o sistema atua como um apoio no processo de aprendizagem, permitindo que o aluno teste seus conhecimentos em vez de apenas receber tudo pronto”, explica o estudante Glauber Alcântara.
Incentivados pela escola, os jovens pesquisadores pretendem seguir adiante com a ideia e sonham em seguir um futuro brilhante na área de tecnologia. “Eu sonho em seguir carreira na área da tecnologia, criar nossos projetos e, se possível, ajudar outros estudantes a entrarem nesse mundo. Quero que mais jovens tenham experiências com projetos, trocas culturais e conquistem prêmios que valorizem o potencial do nosso Estado”, conta o jovem Hernandes.
Para o Secretário Washington Bandeira, a conquista dos Estudantes do CETI Patronato Nossa Senhora de Lourdes é reflexo direto da política de universalização do ensino em Tempo Integral, modelo que está preparando os jovens para os desafios do presente e do futuro. “Essa conquista mostra o quanto a Educação Pública do Piauí está avançando. Estamos formando jovens criativos, engajados e preparados para transformar o mundo com a Ciência e a Tecnologia”, pontua o Secretário Washington Bandeira.
IA nas Escolas Seduc: Pioneirismo que impressionou o mundo
O Piauí é o primeiro território
das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial na grade
curricular das escolas públicas da Educação Básica, iniciativa que conquistou
mais um reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio Rei Hamad Bin Isa
Al-Khalifa, concedido pela Unesco. Implantado em 2024, o programa atende mais
de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino
Médio, com mais de 800 professores capacitados para ministrar a disciplina.