Evento marca 10 anos do Programa Jovem de Futuro no Piauí

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) e o Instituto Unibanco promovem, no dia 24 de março, o seminário estadual “Educação piauiense em avanço contínuo: gestão e tecnologia pela aprendizagem”, que marca a comemoração dos dez anos de implementação do programa Jovem de Futuro no estado e o lançamento do Marco de Gestão da Educação do Piauí.

Com transmissão ao vivo pelo Canal Educação, que também completa uma década, o encontro será realizado das 7h30 às 13h, no Centro de Convenções de Teresina.

“Para nós, é uma grande honra podermos comemorar uma década de implementação do programa Jovem de Futuro, que tanto nos ajudou a aprimorar a gestão da educação do Piauí, ainda mais com o lançamento do Marco de Gestão da educação do nosso estado”, declara Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí.

Focado na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação, o programa Jovem de Futuro reúne importantes resultados na melhoria dos índices educacionais das escolas de Ensino Médio do Piauí. No período, o Ideb do estado na etapa foi de 2,9 (2011) para 3,7 (2019).

“O Jovem de Futuro nos provoca a ver aonde queremos chegar, o que vamos fazer para alcançar nossas metas e nos oferece dados para que possamos corrigir as rotas necessárias no caminho. Ele nos ajudou a instituir uma rotina de gestão nas escolas, nas gerências regionais e na própria secretaria, otimizando recursos, sempre com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes”, completa Ellen.

A metodologia trabalhada nas escolas, o Circuito de Gestão, propicia a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, promovendo assim o avanço contínuo da gestão escolar em três instâncias: da secretaria de educação, das regionais de ensino e das escolas.

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o Jovem de Futuro tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. “Ao longo desses dez anos de Jovem de Futuro no Piauí, pudemos ver expressivos avanços em termos de gestão e de aprendizagem dos estudantes”, comenta Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

Recepção e Credenciamento 7h30 – 8h30 (1h)

Abertura e Resgate Histórico Carlos Alberto Pereira da Silva Superintendente de Educação Básica – SUEB 8h30 – 9h (30min)

Maju Azevedo - Gerente de Implementação de Programas do Instituto Unibanco

Mediação Tecnológica Piauiense: - Canal Educação - Viviane Holanda Barros Carvalhedo - Diretora da Unidade da Mediação Tecnológica – UEMTEC 9h – 10h (1h)