Escola da zona norte inicia piloto do Itinerário de Educação Profissional do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio cria possibilidades para os estudantes e um dos pontos mais relevantes, que é a do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, será realizado em parcerias como a celebrada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PI). O projeto piloto já iniciou e a U. E. Severiano Sousa, pertencente à 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), realizou um encontro dos pais com a comunidade escolar para apresentar a ação. 


Além de formar cidadãos, o Novo Ensino Médio, que entrou em vigor já em 2022, foca no desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitam aos alunos escolherem itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira. A parceria com o SENAI/PI começa a ser implantado e será de forma gradual.  


“A experiência piloto será realizada na U.E Severiano Sousa e no Centro de Formação Profissional Cândido Athayde com a oferta de 02 turmas, conforme cursos escolhidos pelos alunos. As tratativas sobre a parceria SENAI/PI e SEDUC/PI, iniciaram no ano de 2020, foram intensificadas em 2021 e serão consolidadas até abril de 2022”, explicou Adriana Moura, diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc.  


No último dia 16 de março, a diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Sandra de Ataíde Silva, e o Superintendente de Educação Técnica e Profissional do estado, professor José Barros, com suas respectivas equipes, reuniram-se na U.E Severiano Sousa para um encontro com os pais e alunos do 1º ano que viverão essa primeira experiência. No encontro foi feita uma breve contextualização da nova proposta de Ensino, informando sua estrutura e logística de funcionamento, bem como foi apresentado o perfil profissional, matriz curricular, contexto profissional, formações superiores relacionadas e a média salarial da ocupação dos cursos profissionalizantes disponibilizados pelo SENAI para oferta no Centro de Formação Profissional Cândido Athayde, a saber: 

  • Técnico em Informática para Internet 
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Técnico em Redes de Computadores 
  • Técnico em Edificações 
  • Técnico em Eletromecânica 

Na oportunidade, os alunos receberam uma pesquisa de interesse sobre os cursos para que se defina a oferta com base na maior demanda da Unidade e com isso dar largada a esse novo desafio, sempre com o propósito de elevar a qualidade da Educação ofertada pelo Estado do Piauí, que só terá ganhos com a parceria SENAI.