Escola da 1ª Gre recebe projeto Educação Pela Vida

O Ceti Lima Rebelo, localizado na cidade de Parnaíba, recebeu, nesta semana, o projeto Educação pela Vida. A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Educação quem vem percorrendo todas as escolas do estado.

Com a participação de alunos, professores e comunidade escolar, o projeto aconteceu por meio de rodas de conversa e apresentações artísticas.

Foi apresentada a dramatização "O Pescador de Sonhos". Conduzida pelo artista Valdson Braga, a peça consiste na metáfora da necessidade de respeitarmos a lagarta e o seu tempo de casulo para que desabrochem as borboletas, os sonhos, o amor à vida e ao outro. A peça abordou ainda diversas atividades para enfatizar a importância e a beleza de viver.

“Exploramos a atmosfera da ludicidade nos processos de sensibilização de humanização por meio da arte inclusiva, gerando um movimento coletivo e um ritual de cuidado de escuta e de acolhimento. A arte aproxima as pessoas e essa peça tem o objetivo de dizer a esses jovens que eles não estão sozinhos no mundo e que eles são importantes”, explica Braga.

O Educação Pela Vida é mais uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que teve início em setembro de 2019, com o objetivo de mobilizar os educadores para a causa da prevenção do suicídio, uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos podem ser evitados.

Para o diretor do Ceti Ceti Lima Rebelo, Roberto Fernandes, a ação contribui significativamente para uma boa relação no ambiente escolar. “A atividade foi bastante positiva, passamos por um período muito conturbado com a pandemia e esse projeto trouxe, sem dúvida, reflexões positivas. Foi falado também da importância do retorno à escola e da necessidade de continuar com todo protocolo de segurança”, finaliza o diretor.