Alunos comemoram revitalização de escola em Parnaíba


O compromisso com a qualidade da educação estadual do Piauí vai além da responsabilidade com a condição da aprendizagem e as tarefas diárias, mas também com a estrutura física das instituições.


Por isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado na preparação das escolas para o retorno presencial gradativo das aulas, realizando diversos serviços de reformas, oferecendo, assim, mais conforto e segurança aos alunos, professores e demais profissionais da educação.


Exemplo de que a Seduc vem trabalhando incansavelmente são as várias melhorias realizadas na Unidade Escolar Cândido Oliveira, localizada no município de Parnaíba. De acordo com a atual gestora, Mayara dos Santos, pequenas reformas via Pactue Extra, programa do Governo do Estado. "Nos banheiros foram feitas a troca dos vasos sanitários, substituição de cerâmica, colocação de pia e instalação de caixa d?água", relata a diretora. 


A revitalização acontece ainda na cantina. O ambiente recebeu nova cerâmica, reboco e pintura; além da troca de porta por portão de ferro e janela de ferro. Na sala dos professores e direção aconteceu troca e substituição de forro, reparos no teto e pintura.


Localizada próximo ao rio Igaraçú , a escola atende, em sua maioria, a população rural e ribeirinha e é referência para estudantes residentes desde a Praia da Pedra do Sal até a população do entorno da escola nas proximidades da Beira-rio.


A unidade tem forte tradição cultural na Dança, Música, Teatro e Cinema. "Trabalhamos com o projeto Cinema e História, que funciona desde 2011, produzindo filmes e documentários na busca de uma melhor integração entre alunos e professores, assim como uma diminuição da evasão escolar e protagonismo dos estudantes. A escola já garantiu três primeiros lugares do Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí em Parnaíba e ficamos em quarto lugar por duas vezes, em Teresina, neste mesmo festival. 

Em 2015, o Grupo Raízes do Nordeste foi reconhecido como Exemplo de Inovação e Criatividade da Educação Básica pelo Ministério da Educação, tendo como base as atividades socioculturais desenvolvidas na escola", comemora a diretora.


Mayara conta que neste ano será lançada a revista "Raízes do Nordeste: Nossa História", no qual serão compartilhadas algumas experiências vividas na Unidade Escolar Cândido Oliveira com a comunidade parnaibana.


A escola funciona nos turnos manhã, tarde e noite, nas modalidades Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino médio (1° ao 3° ano) e EJA.