Dia da Mulher: aluna destaque nas ciências exatas relata desafios da busca pelo seus sonhos

Com uma coleção de medalhas em olimpíadas de conhecimentos e o gosto pelas ciências exatas, Natália Brandão é uma das meninas que se destacam na Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, município localizado a 280km de Teresina.

A jovem de 16 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio, relata que uma rotina puxada e os inúmeros desafios que uma mulher enfrenta na sociedade, muitas vezes, pode levar a desistir dos sonhos, porém com perseverança e com todo o apoio que encontra na escola, a faz querer cada vez mais chegar ao Ensino Superior.

"Moro numa comunidade distante da sede do município, localidade Cipoal. Acordo antes das 5h da manhã, faço meu café e pego o ônibus escolar, onde passo quase duas horas para chegar na escola. Tenho uma rotina muito cansativa, mas me dedico bastante aos estudos, tenho preferência pelas disciplinas de matemática e física e quero ser engenheira civil, uma área que não é predominantemente feminina, mas que eu quero e irei seguir, mostrando todo o protagonismo feminino", afirmou a estudante.

Natália é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Física. "Apesar de todas as dificuldades, da minha origem humilde, e de todos os obstáculos que a mulher tem que enfrentar para crescer na sociedade, eu tenho orgulho da minha história, de ser mulher e de ser da escola pública. A escola abre portas para que, por meio da educação, eu possa conquistar um futuro melhor", concluiu a jovem.

A turma da Natália tem 30 estudantes, onde 20 são meninas. Segundo o diretor, Darkson Machado, a classe, predominantemente feminina é uma turma extremamente dedicada e com um futuro promissor. "As meninas aqui são muito dedicadas, estudiosas, competitivas e se destacam bastante nas áreas das ciências exatas. Estimulamos bastante na escola para que elas sigam seus sonhos e alcancem seus objetivos", disse o diretor da escola.

Dentre as ações voltadas às meninas, a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves, realiza, periodicamente, a entrega de absorventes do projeto de combate a pobreza menstrual, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação.