PROAJA auxilia para que idosos realizem o sonho de ler e escrever

O Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos - PROAJA, vem fazendo a diferença na vida dos piauienses que, por meio da educação, voltam a enxergar novos caminhos rumo a um futuro melhor.


Aos 71 anos, dona Calorinda Rosa de Mesquita Silva resolveu voltar à sala de aula em busca da realização de um antigo sonho: ler e escrever. Apoiada pelo esposo, pelos filhos e pelos netos, dona Calu, como é carinhosamente chamada, está animada com a nova rotina escolar.



"Todo mundo da minha família me apoiou e apoia a estudar. Ninguém foi contra. Todo mundo ficou sorrindo. Quando saio, todos perguntam para onde vou e com orgulho respondo que vou para a escola", disse a nova estudante.


Dona Calu é uma dos 17 estudantes que integram a turma do PROAJA na Unidade Escolar Tomaz de Área Leão Filho, localizada no bairro Três Andares, zona sul de Teresina.



O PROAJA é uma iniciativa do Governo do Piauí, executado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que tem como principal objetivo colaborar para que mais de 200 mil piauienses possam ser alfabetizados e deem continuidade à vida escolar.



Assim como dona Calu, outros idosos têm agora a oportunidade de aprender a ler e escrever. Nessa quinta-feira (03), nas cidades de Oeiras, Miguel Leão, Fronteiras, Colônia do Gurguéia e Inhuma, foram iniciadas as aulas do Programa.



Lançado em julho de 2021, o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos - PROAJA pretende reduzir radicalmente o analfabetismo no Estado. O PROAJA já conta com 5 mil turmas e mais de 100 mil estudantes devidamente matriculados e de volta às salas de aula.