CETI Modestina inicia ano letivo com recepção aos estudantes


"Eu estava muito ansiosa para a volta às aulas. Além do aprendizado, eu estava muito ansiosa para ver meus amigos", disse a estudante Brenda Rafael, 15 anos, aluna do 2° ano do ensino médio do CETI Modestina Bezerra, localizado no bairro Novo Horizonte, na capital Teresina, na manhã de retorno das aulas 100% presenciais da rede estadual de ensino. Assim como ela, milhares de estudantes voltaram ao chão da escola com adoção de todas as medidas de segurança previstas nos protocolos sanitários.  


As aulas presenciais já eram muito esperadas pela comunidade escolar e, por meio da portaria SEDUC-PI/GSE Nº 241/2022, com a orientação do Decreto nº 20.525, de 01 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre as medidas sanitárias excepcionais para o enfrentamento da COVID-19, a rede de ensino vinha se preparando para um retorno seguro e que garanta o cumprimento da carga horária do ano letivo que se inicia.  

De acordo com a gestora do CETI Modestina, Clarisse Veloso, a felicidade é imensa em poder voltar. "Começamos com as reuniões com os pais, de forma presencial na escola, para mostrar a eles que todos os protocolos seriam seguidos e que seus filhos estariam em segurança. Falamos sobre a importância e uso obrigatório da máscara, da limpeza das mãos ao entrar na escola, da sinalização de todo o ambiente e estamos esperando que seja um ano de muitas coisas boas", explicou Clarisse.  


Outro estudante que estava ansioso para a volta a escola era o Luís Gustavo, 14 anos, aluno do 9° ano. "Eu fui recebido com muita alegria. Eles pediram para eu lavar as mãos, mediram a temperatura para ter o máximo de segurança possível dentro da escola e eu estou bastante feliz porque as regras fazem muito sentido para a segurança de todos os alunos", disse o estudante.  

O CETI Modestina Bezerra adotou todas as medidas de segurança higienicossanitárias, dentre elas, a aferição de temperatura, sinalização de todos os ambientes, portas e janelas abertas para arejar os ambientes, álcool em todos os ambientes, exigência da comprovação de vacinação dos professores, funcionários administrativos e estudantes, além de constante conversa com os pais e responsáveis para informar sobre as medidas de segurança. 


"As escolas estão retonando e esse retorno estás sendo acompanhado pela SEDUC. Todos protocolos estão sendo seguidos e será feito um trabalho contínuo de acompanhamento para garantir o ano letivo", disse Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA). 

MEDIDAS PARA RETORNO PRESENCIAL DAS ESCOLAS 

As medidas adotadas pelo Governo do Piauí, com bases científicas do Comitê de Operações Especiais (COE), têm o objetivo de barrar a transmissão da nova variante da COVID-19. De acordo com a portaria enviada aos gestores escolares, o início do ano letivo de 2022 aconteceu em duas etapas:  

  • 1ª Etapa: a partir de 21/02/2022 as unidades escolares puderam iniciar as aulas na abordagem remota. As aulas do Canal Educação tiveram início da transmissão a partir desta data.
  • 2ª Etapa: A partir de 03/03/2022 as unidades escolares iniciam as aulas na abordagem presencial. Na impossibilidade de a escola iniciar de forma integralmente presencial, poderá utilizar a abordagem híbrida e em situação excepcional, desde que justificada via processo formal. Será autorizado o funcionamento remoto, utilizando das estratégias propostas via Plano de atendimento ou via mediação tecnológica, após análise da Gerência Regional de Educação em que a escola é jurisdicionada e autorização da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da SEDUC.  
As escolas deverão reorganizar seus calendários e o Plano de Segurança Sanitária deve ser atualizado no link do SISVISA (www.sisvisa.pi.gov.br), que será analisado e emitido status aceite ou licença sanitária e/ou, se for o caso a renovação da licença sanitária, pela Diretoria de Vigilância Sanitária-DIVISA.