Seduc realiza ações de atenção psicossocial com os servidores

Visando dar atenção emocional e psicológico aos servidores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Atenção Psicossocial (NUAPSI), está realizando palestras e atividades que possam identificar questões relacionadas a saúde mental.




Nesta sexta-feira (25), os colaboradores da Unidade Financeira da Seduc participaram de palestras e dinâmicas que enfatizaram a importância das relações interpessoais para o êxito no trabalho em equipe.






"Já vínhamos realizando esse trabalho, começamos pelas equipes das superintendências, depois ampliamos para outros setores, sempre levando a mensagem da importância da saúde do corpo e da mente, da colaboração mútua, da empatia e da importância do outro dentro da equipe de trabalho", explicou Nádia Silvânia, coordenadora do NUAPSI.



Ao final das dinâmicas, os servidores recebem um questionário para avaliação sobre necessidades básicas, autonomia, realização pessoal e profissional, relacionamentos no trabalho, responsabilidades, quantidade e qualidade do trabalho desempenhado.




"O NUAPSI vai avaliar as respostas e verificar a condição de saúde mental e perspectivas do servidor e claro, auxiliar no caso da necessidade de apoio psicológico", concluiu Nádia.

Serviço de atenção psicossocial 

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) podem contar com um serviço de atenção psicológico na própria secretaria. Os psicólogos  estão disponíveis para avaliação e atendimento às quartas e quintas, das 8h30 às 11h30 no NUAPSI.

Fevereiro Roxo 

No mês de fevereiro, a campanha Fevereiro Roxo do Ministério da Saúde lembra a importância das ações de prevenção ao Alzheimer, doença degenerativa que ataca as funções cerebrais, causando perda de memória e confusão mental.

Nas ações do NUAPSI nesta sexta, os servidores receberam orientações sobre os cuidados para prevenir a doença.