Estudantes do norte do Piauí comemoram aprovações em vestibulares

Com a publicação do resultado da chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), candidatos da rede estadual de Parnaíba e região comemoraram a classificação em diversas universidades. Um dos estudantes que obteve destaque foi Marcelo Ferreira, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Liceu Parnaibano.

Com apenas 18 anos, Marcelo tem, definitivamente, uma história de superação nos estudos. Morador da cidade de Parnaíba, ele virou exemplo para muitos ao conquistar a vaga para o curso de Odontologia na Universidade Estadual do Piauí.

Filho de pais separados, Marcelo precisou conciliar os estudos durante a pandemia com o trabalho para contornar as dificuldades financeiras. Decidiu, então, ajudar a complementar a renda da família, que foi bastante afetada no ano passado. "Quando percebi que as coisas estavam difíceis lá em casa, comecei a deixar currículos e logo fui chamado em uma empresa que trabalha com venda de ferro. Fiz tudo isso porque era dali que o meu material ou qualquer meio tecnológico poderia ser adquirido para colaborar com meu estudo", comenta Marcelo.

O estudante conta que não foi fácil. "Enfrentei muita dificuldade, mas precisava trabalhar. Lembro que nos horários vagos colocava o fone no ouvido e ficava assistindo as aulas. Terminando o trabalho, já corria para assistir aula na escola", afirma.

Para o vestibular, o jovem diz que estudava até quando ia tomar banho e escovar os dentes, usando tabelas com fórmulas e lembretes fixados nas paredes do banheiro.

Seu interesse pelo curso de Odontologia teve início no Ensino Médio, com as aulas de um professor de biologia que, nas palavras do estudante, conseguia transmitir o conhecimento de uma maneira admirável.

Quando viu o nome na lista de aprovados, Marcelo afirma que sentiu uma sensação indescritível. Lembrou de todas as dificuldades enfrentadas e das noites adentro que precisou estudar. "É indescritível a sensação que estou sentindo. Todos esses momentos de dificuldade que passei se transformaram em festa", comemora o aluno.

Assim como Marcelo, para muitos, a escola e os professores tiveram papel importante no processo de dedicação aos estudos. Agora, saindo do ensino médio, esses estudantes se prepararam para a vida acadêmica e para o início de uma nova fase estudantil.

Também na lista dos alunos que estão deixando as escolas estaduais rumo à universidade, está Valéria Maria Rodrigues da Silva, estudante da Escola Pinheiro Machado, localizada em Cocal dos Alves. A aluna foi aprovada para cursar Matemática no IFPI.

"Receber a uma notícia de ser aprovada foi uma alegria imensa, um sentimento de que todo esforço não foi em vão. Foram vários desafios até chegar nesse sonho de passar em uma faculdade. No ano passado enfrentei várias crises de ansiedade, não foi fácil. Com esse resultado, minha vida toma outro rumo e isso é gratificante demais", afirma a estudante.

Os estudantes do município de Caxingo também obtiveram expressiva aprovação no vestibular. O aluno Bruno dos Santos, da Unidade Escolar Maria do Socorro Sampaio Martins, foi aprovado para o curso de Física no IFPI.  Quem também comemora a vaga conquistada para ingressar em uma universidade é a estudante Melissa Maria, aprovada para cursar pedagogia. O município de Caxingo está  festa com a aprovação de vários alunos da rede estadual.

A gerente da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), Safira Santos, ressalta a satisfação de ver os alunos ingressando em um curso superior. "Faz-se necessário ressaltar que, para se chegar a esses resultados exitosos, há todo um trabalho ano após ano, em que a gestão desenvolve a metodologia de corresponsabilização da aprendizagem junto a todos os segmentos da comunidade escolar.  Os estudantes e os professores são os sujeitos centrais da aprendizagem na sala de aula, portanto, devemos destacar também todos os docentes e parabenizá-los pelo excelente resultado", comemora Safira.