Manoel Emídio tem ciclo completo de educação com entrega de polo UAPI

"A instalação do polo da UAPI com o ensino superior na nossa cidade veio para nos encorajar a desenvolver melhor as nossas atividades". Esta fala é da estudante Raimunda Lima, que está no quinto período do curso de administração ofertada no município de Manoel Emídio, distante 450 km da capital, pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI).

A vida dos piauienses vem se transformando com a expansão de polos ampliando o acesso ao Ensino Superior com a entrega do Polo de Apoio Presencial da UAPI no município.

Durante agenda da comitiva do executivo estadual nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18) ao extremo sul do Piauí, tendo a presença do governador Wellington Dias, do secretário da fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, realizou a inauguração do Polo na cidade.

"O Piauí conta hoje com ciclo completo da educação em todos município. Isso é possível pois, o Governo do Estado investiu forte na expansão da educação técnico profissional e também na expansão do ensino superior por meio de mediação tecnológica e, assim, permitiu que todos os municípios pudessem receber também cursos de graduação. Com o intuito de fortalecer a educação, por meio da capacitação voltada para o empreendedorismo e negócios, a UAPI em parceria com as entidades de ensino superior públicas está levando educação para todos municípios piauienses", enfatizou o secretário Ellen Gera.

As atividades voltadas ao empreendedorismo chamaram a atenção da estudante  Raimunda Lima que, já durante o curso, tem colocado sua aprendizagem em prática. "Através dos conhecimentos que adquiri no curso pude desenvolver outras habilidades no ramo de bijuterias e perfumarias, no qual já trabalho, além de compartilhar o que aprendo aqui com o meu marido na loja de artesanato. É uma alegria poder estudarmos e já utilizar este conhecimento no nosso dia a dia", ressaltou a empreendedora.

O novo polo contou com investimentos do PRO Piauí na ordem de R$ 205.399,35 (duzentos e cinco mil e trezentos e noventa e nove reais e trinta e cinco centavos) para a reforma do prédio e aquisição de equipamentos, o espaço conta com laboratório de informática, sala de aula, sala de estudo, coordenação e banheiros.

Mais investimentos

Entre os investimentos no município de Manoel Emídio também foram assinadas as autorização para as obras de reforma da Unidade Escolar Antônio Borges Leal.

A unidade atende a mais de340 estudantes no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano; no Ensino Médio; e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A gestora Elivânia de Sousa Paixão comemorou os investimentos na rede estadual.

"Hoje nos foi entregue o polo da UAPI ampliando a nossa oferta de educação no município tendo agora o Ensino Superior e para a nossa satisfação foi assinada a ordem de serviço para reforma da escola. Este investimento tenderá a impactar de forma significativa os nossos alunos, trazendo conforto, qualidade de aprendizagem como nas olimpíadas de saberes", pontuou Elivânia.