Seduc inicia formação para corretores de redação das salas de aula online

Em 2021, dos 600 estudantes que participaram dos grupos das salas de aula online, 104 obtiveram notas a cima de 800 pontos na redação. Para que cada vez mais este número cresça, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao "Curso para capacitadores e corretores 2022".

Franciso Rufino, professor das salas online, do Pré-Enem Seduc e responsável pela capacitação dos corretores de redação junto à professora Hildalene Pinheiro, explica que havia uma lacuna no processo formativo na área de produção textual. "Temos os alunos não só do Piauí, mas de outros estados da federação, então entendo que esse projeto é bastante necessário, porque somente os professores do Canal Educação não teriam tempo hábil para suprir as necessidades dos estudantes", disse.

O professor destaca que resolveu capacitar os monitores que fazem parte do "QG" - Quartel General -, um grupo de WhatsApp que tem todos os alunos do Piauí que estão em um nível de produção de texto mais avançado.

"Como já fiz formação pelo INEP por muitos anos como corretor de redação, transfiro a eles os conhecimentos que adquiri nesse processo, de acordo com a tábua de correção do Instituto. Fizemos um apanhado sobre os critérios de cada uma das competências e realizamos treinamentos diários. Estamos a todo vapor para que o curso para capacitadores e corretores de redação 2022 seja um sucesso", afirma.

A formação tem 20h/a e, ao final, o aluno recebe um certificado. Charllynson Carvalho, aluno da Unidade Escolar Gayoso e Almendra, em Batalha, é um dos participantes do curso. "O curso é uma oportunidade ímpar na minha vida acadêmica e na vida acadêmica dos meus colegas monitores. A partir desse curso poderemos ajudar os alunos piauienses a conseguirem uma boa nota, através dos nossos conhecimentos acerca da Redação do Enem", comemora.

Para Francisco Rufino, quanto mais multiplicadores, melhor. Entretanto, é preciso alguns critérios. "Temos monitores da Bahia, São Paulo e Pará, por exemplo, mas é preciso destacar que esta atividade não pode ser qualquer pessoa. É necessária uma correção responsável, com padrões e critérios que não devem ser subjetivos ou culturais. Eles devem ser os critérios colocados no manual e legitimados pela grade de correção. Nossos corretores sabem das especificidades de cada uma das competências e têm intimidade com a grade específica utilizada pelos corretores oficiais do Inep na época em que são capacitados", finaliza.