Educadores do Piauí participam de programa nacional de inovação em educação

O Piauí terá dois educadores participando da 5ª edição da STEAM TechCamp Brasil. A semana de imersão, iniciada em 14 de fevereiro, está acontecendo em plataforma on-line, até 18 de fevereiro, para sessenta e quatro professores e gestores de secretarias de educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, e é voltada à aprendizagem ativa de STEAM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

O programa irá focar na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes.

A professora de ensino médio, Maria Aparecida Moura Amorim Sousa, do Centro Estadual de Tempo Integral Beija Valente em Canto do Buriti - PI, e o professor Carlos Henrique Leite do Nascimento, lotado na Gerência de Ensino Médio/UNEA irão elaborar um projeto e concorrer ao recebimento de recursos para sua implementação no estado.

"A ideia é ensinar ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma integrada com projetos, atividades práticas, desafios e inovar na forma como ensinamos para nos distanciamos dos modelos tradicionais. Então é de suma importância a participação do nosso estado do Piauí no evento como esse. Temos a oportunidade de inserir nos nossos processos de ensino esse movimento educacional, capacitando nossos professores para que possam cada vez mais oferecer aos nossos alunos um ensino de qualidade e realmente transformador", destacou Carlos Henrique, professor da rede estadual de educação do Piauí.

Ao final, o programa contempla o oferecimento de recurso-semente aos professores participantes selecionados no edital, para implantarem em suas escolas as propostas de aprendizagem inovadora elaboradas durante a semana de imersão.

Desde sua primeira edição, 41 projetos de 25 estados foram contemplados com recurso-semente, totalizando o valor de R$ 451.800,00.

Para a Diretora da UNEA, profª Maria José Mendes , "consideramos muito importante a participação do Piauí, pois a Metodologia Steam visa apresentar uma forma de aprendizagem integrada, com base em projetos e que busca a formação do indivíduo em várias áreas do conhecimento, sua metodologia está prevista no Currículo do Piauí e agrega ao planejamento integrado e a formação integral dos estudantes".

O STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoio da Poli-USP, CONSED e Instituto 3M. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formação, atingiram 857 cidades, 33 mil professores e 140 mil estudantes em todo o Brasil.

Para Todd Miyahira, Conselheiro de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. "O grande interesse de educadores nessa imersão em ciência, tecnologia e inovação só nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo ao investir em educadores dedicados e que querem conhecer ferramentas práticas, interativas e que estimulem cada vez mais a curiosidade, a busca pelo aprendizado e, consequentemente, uma melhor formação da geração que estará liderando o Brasil em um futuro próximo", declarou.

"Cabe a nós fortalecer e disseminar as metodologias ativas com abordagem em STEAM, que incentivam o ensino das áreas do saber de forma integrada, com um processo de aprendizagem centrado no aluno", comenta Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica do programa.

A quinta edição contará com diversas oficinas, palestras e painéis voltados ao tema, criando um ambiente para compartilhamento de experiências e de construção coletiva para aplicar práticas de aprendizagem em STEAM de diferentes formas, considerando a realidade dos diferentes municípios e Estados.