Estudantes do tempo integral em Esperantina são destaque no Enem 2021

No município de Esperantina, a preparação dos estudantes durante o ano letivo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 tem apresentado bons resultados. Com a divulgação da nota de redação muitos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Nogueira de Aguiar estão na expectativa para conseguir uma vaga no ensino superior.

A estudante Amanda Cibelle Sena Carvalho conta como conseguiu explorar o tema e conquistar 900 pontos na redação.

"Usei como repertório a Constituição Federal e como argumentos o silenciamento, citando o filósofo Habermas, e a desigualdade social, citando o índice de GINI (instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo, aplicado pelo Ipea). Assisti muitas vídeo aulas no YouTube, li redações nota mil, treinei redações e criei meu próprio modelo", detalha.

A estudante iniciou o Ensino Fundamental em escolas privadas e no Ensino Médio na rede estadual no tempo integral. A leitura foi uma das peças importantes para a conquista da nota. Ela relata que leu 30 livros durante a sua preparação, complementada pelas atividades escolares

"Ler estes trinta livros me ajudou muito, pois estudei repertórios e argumentos coringas para que pudesse usar em qualquer tema. Havia rodas de conversas em sala de aula, onde a professora nos ajudava a fazer redações. Nesse período remoto foi muito difícil, tanto para o aluno quanto para a escola. Mas acredito que fizeram o possível", disse Amanda.

Com a mesma pontuação, Kelvio Vaz Soares também conseguiu alcançar os 900 pontos na redação do Enem 2021. Além de usar as redes sociais e vídeos na internet, ele conta que a preparação no chão da escola fez a diferença

"Assistí aulas no YouTube, treinei redações em variados temas, tanto da escola sugerido pela professora de português Risandra, quanto os sugeridos em redes sociais. Já na escola, meses antes do Enem, foi treinando redações nas aulas de Português e, na véspera do Enem, foram aplicados simulados Pré-Enem Seduc na escola", informou Kelvio.

O estudante, que pretende cursar Direito neste ano, se valeu da Constituição na construção do texto. "Fui aplicando estratégias adquiridas ao longo dos estudos, com organização por parte de Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, usando repertórios, contextualizando a redação, a Constituição Federal e uma citação do escritor Thomas More em seu livro Utopia. A professora de português aplicou redações com diferentes temas em sala de aula, trabalhando com dicas e roteiros e as competências do Enem", afirmou.

O Coordenador Pedagógico, José Américo da Silva, destacou o trabalho realizado pelo Ceti para auxiliar os estudantes na conquista.

"Mesmo com atividades remotas, no 3º ano os professores deram ênfase a atividades voltadas para o Enem, principalmente a professora de Língua Portuguesa, que sempre colocou atividades de redação para os alunos realizarem. Recebemos com muita alegria, com a satisfação de ter colaborado para o sucesso deles, que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia muitos sobressaíram-se e obtiveram boas notas no Enem. É uma sensação de dever cumprido", declarou.