Estudantes de Santa Filomena obtêm notas acima de 900 pontos na redação do Enem

Disciplina, dedicação e motivação foram os três fatores responsáveis pelo sucesso da estudante Karine Reis, 17 anos, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2021. A estudante do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, em Santa Filomena (PI), fez 940 pontos na redação.

O sonho dessa jovem, que fez os dois últimos anos do Ensino Médio em meio à pandemia, é  cursar medicina. Filha de um motorista e uma professora de Geografia, Karina aprendeu desde muito cedo a importância da Educação. O incentivo para não desistir veio da família.

A estudante conta que quando viu o tema da redação ficou apavorada, mas procurou focar nas técnicas que tinha aprendido ao longo do ano. Argumentos precisos, coerência e técnica trouxeram o excelente resultado, que segundo ela "foi uma surpresa. Não esperava essa pontuação". Mas a história por trás dos 940 pontos mostra que, com dedicação e persistência, é possível ir além.

Rotina

Karine conta que em 2019, quando estava na 1ª série do Ensino Médio,  atravessava diariamente a ponte entre as cidades de Alto Parnaíba (MA)  e Santa Filomena (PI) para assistir aula no Grupo Escolar Professor Lourenço Filho.  Ela conta que quer cursar Medicina e começou sua preparação para o Enem logo que entrou no Ensino Médio.  ?Fiz o Enem a primeira vez como treineira quando estava na 1ª série do Ensino Médio e minha nota na redação foi 660 pontos . Não gostei nada do resultado e em 2020, com a pandemia, decidi aproveitar que estava em casa para melhorar minha rotina de estudo. Fiz novamente o Enem e minha nota foi 920?, conta.

A estudante lembra que a pandemia nunca foi motivo para desanimar ou desistir dos estudos. "Na pandemia me dediquei ainda mais aos estudos. Em 2021, os professores da escola Lourenço Filho nos acompanhavam pelo WhatsApp, passavam as atividades, indicavam vídeos e às vezes gravavam as aulas e mandavam para gente. Além da escola, assisti muitas aulas no youtube com dicas de como fazer uma boa redação. Fazia uma redação por semana e tudo que lia ou assistia procurava relacionar com um eixo temático que poderia ser abordado na prova do Enem", explica.

Karine prefere não afirmar que será aprovada para Medicana, mas tem convicção que ser médica é sua vocação."Não sei se minha pontuação geral vai dar para entrar no curso de Medicina, mas se não for dessa vez, vou continuar tentando e próximo ano farei Enem novamente. Medicina é meu sonho e não vou desistir", afirma.

Grupo Escolar Lourenço Filho

Além de Karina, outros estudantes que concluíram o ensino médio no Grupo Escolar Lourenço Filho também conquistaram boas notas na redação. São eles: Juliana Nogueira - 940 pontos; Adriano Rios - 920 pontos; Vitoria Açucena - 900 pontos;  Iviny Nogueira - 900 pontos e Maria Joaquina - 840 pontos.

Ex-aluno e professor de Língua Portuguesa e Redação da escola Lourenço Filho desde 2017, Ville Matos  é só orgulho dos estudantes, que mesmo com a pandemia e com todas as dificuldades conquistaram boas notas na Redação do Enem. "Foi uma adaptação muito difícil. Com a realidade da pandemia, houve uma certa dificuldade em trabalhar Redação mais detalhadamente ao mesmo tempo que os conteúdos do currículo de Língua Portuguesa que a série exige", conta.

O professor explicou que o acompanhamento dos estudantes foi feito de forma mais individualizada, onde eram repassadas dicas, macetes, caminhos e estratégias para conseguir um bom resultado na redação. "Em 2021 começamos as aulas de forma remota, pelo WhatsApp. As correções dos treinos que eles me pediam eram feitos pelo próprio aplicativo. No segundo semestre, passamos para o modelo  presencial. Na sala de aula, trabalhava com dicas, sugestões e estratégias para um bom texto.  As correções das redações eram feitas de maneira individualizada e, pelo texto deles, passava outras sugestões e técnicas que deveriam seguir", detalha.

Ville Matos  disse que os alunos que têm bom desempenho no Enem são inspiração para os que estão no Ensino Médio se preparando para o exame. "Quando um estudante, mesmo com todas as dificuldades que possui, se sobressai, ele se torna espelho para os demais. Esses meninos e meninas são orgulho para suas famílias e para nós professores também. Afinal, é o resultado do nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo", afirmou.