Estudantes falam da importância da família no incentivo aos estudos


A merendeira Maria da Conceição Silva Correia e o professor Ciréia Silva Correia, que estudaram em escolas públicas estaduais, sempre incentivaram o filho, Francisco Guilherme, a permanecer firme nos estudos. Nestes últimos dias, os dois comemoram a nota da Redação de Guilherme, que atingiu 920 pontos.  

"Chorei no primeiro momento, pois sempre acreditei que meu filho obteria uma boa nota. Vejo seu esforço, ele sempre foi um menino estudioso. Somos só gratidão à Deus por esse momento que estamos vivenciando. Agora é seguir em frente e pedir a Deus que ele consiga obter êxito no Sisu", disse Maria da Conceição. 


O estudante do Liceu Piauiense ainda está em dúvida se optará por fazer uma das engenharias ou contabilidade, mas destaca que a certeza que tem é de que seus pais são a sua maior inspiração.  

"O meu sonho sempre foi me formar. Dar essa alegria à minha família seria maravilhoso e sempre esperei por esse momento. Meu maior combustível para estudar com certeza é a minha família, por isso me esforcei para conseguir alcançar essa nota no Enem, além, é claro, minha vontade de alcançar meus objetivos", afirma Guilherme.  

Ele destaca que a escola também fez parte do resultado. "O Liceu me ajudou bastante, apesar de não estarmos dentro da sala de aula, presencialmente. Os professores sempre me ajudaram com suas dicas, aperfeiçoando cada vez mais a minha aprendizagem, pois tinham excelentes métodos para formular redações", completa. 

Maria Nicole de Almeida dos Santos também é estudante do Liceu Piauiense e compartilha do mesmo sentimento por seus pais. Seus 900 pontos na redação do Enem são fruto do estudo diário, com o objetivo de cursar Direito e proporcionar uma vida melhor para seus pais, Francisca Almeida e Manoel Angelino, e para si.  


"Minha mãe trabalha com serviço gerais e meu pai é autônomo. Ela tem ensino superior completo e meu pai ensino fundamental, apenas, pois não conseguiu concluir. Eles moram na zona rural de Beneditinos, me incentivaram e continuam incentivando a cada dia, pois desejam muito que eu tenha uma boa formação, é o sonho deles", afirma Nicole.

De acordo com a aluna, desde 2019, ano em que se matriculou no Liceu, a escola e os professores fizeram bastante esforço para que os alunos fizessem uma boa prova no Enem. "Como sabemos, a pandemia nos prejudicou bastante, pois tivemos que passar metade do ensino médio estudando por aulas remotas. Apesar disso, nossos professores se esforçaram para passar todos os assuntos e, além disso, nunca deixaram de nos incentivar", declarou.