Escola da zona sul de Teresina comemora pontuação de estudantes na Redação do Enem


O bairro Morada Nova, localizado na zona sul da capital Teresina, abriga o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, escola que, a cada ano, se destaca pelo excelente resultado de seus estudantes em competições escolares, indicadores educacionais e no Exame Nacional do Ensino Médio. Com a divulgação dos resultados do Enem, o Ceti comemora as notas de Redação dos alunos, que chegam a 980 pontos.

Desde 2019, Adriane Karoline Araújo Alexandre é uma das centenas de estudantes atendidas pela unidade. Aos 18 anos, a aluna que estudou a vida inteira em escola pública e pretende cursar Psicologia, destacou-se com a nota 980 na Redação do Enem, fruto da prática durante todo o ano e lições aprendidas com seus professores.


Filha de pais que também foram estudantes de escola pública, Adriane conta que a leitura de obras de autores brasileiros, como o Gilberto Dimenstein, foi de grande auxílio em sua preparação. "Além de ler os livros, eu pratiquei muito e sempre reescrevia meus textos depois que a professora me apontava os erros. No momento, meu pai encontra-se desempregado e minha mãe trabalha como vendedora. Ambos têm o Ensino Médio completo e sempre me apoiaram muito, além de toda a família", disse.

Para ela, a escola também foi fundamental em todo seu desenvolvimento escolar. "Desde o primeiro ano do Ensino Médio eu tive um ensino de grande qualidade e totalmente focado no Enem. Os professores exerceram seu trabalho com excelência e comprometimento. 100% da minha aprendizagem foi adquirida em escola pública e sempre acreditei muito na educação", garante.

Aos 18 anos, Alice Vieira, que obteve 960 pontos na Redação do Enem sonha em cursar Medicina. Sua mãe, formada em Geografia; e o pai, formado em Filosofia, sempre foram seus maiores incentivadores.

"Pretendo fazer algum curso na área da saúde, vou esperar o Sisu para saber quais as chances, mas o meu sonho é cursar Medicina. Não tenho a noção de quantas redações produzi durante o ano, mas eu fazia de duas a três redações por semana, sem contar as vezes em que precisa reescrever. Quero ter uma vida melhor e dar uma velhice digna e confortável para os meus pais", destaca.


Para a estudante do Ceti João Henrique, sem dúvidas, o ensino remoto nos dois últimos anos foi muito complicado. Entretanto, o suporte da escola e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de ações como o Pré-Enem Seduc, auxiliaram na preparação de Alice e outros milhares de alunos.

"A escola, desde o início na pandemia, deu um ajuda imensa e nunca faltou suporte para nós. A professora de redação mandava áudios corrigindo nossos textos e estava sempre à disposição para ajudar, mesmo com as dificuldades do ensino remoto. Quando voltamos ao ensino presencial foi perfeito. Apesar da ansiedade e do medo, estávamos bem preparados", comemora.

"É com muita alegria que eu e toda a equipe do Ceti João Henrique recebemos esses resultados de nossos alunos. Ao longo desses dois anos de pandemia em que eles passaram por tantas tribulações e, mesmo assim, conseguiram resultado positivo, ficamos mais fortalecidos. Gostaria de parabenizá-los pela motivação e desempenho e dizer que já estamos na torcida pelas aprovações no SISU, no PROUNI ou em qualquer outra seleção, porque eu garanto que os nossos alunos estão preparados para qualquer curso nas instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil", disse a gestora da escola, Djanira Alencar.